A Prefeitura de Jacobina se pronunciou, nesta terça-feira (8/11), sobre uma denúncia envolvendo um técnico de enfermagem e um médico do Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho (HMATS). Um técnico, que não teve o nome divulgado, foi filmado fazendo uma cirurgia em um pacidente na unidade, enquanto o médico cirurgião apenas assiste com a mão no bolso (matéria aqui).

Imagens gravadas dentro do centro cirúrgico mostram o técnico de enfermagem realizando o procedimento de amputação de uma perna do paciente. O caso ganhou grande repercussão e gerou indignação na população, que vem enfrentando problemas pela precariedade na saúde pública do município. Em nota publicada nas redes sociais, a Prefeitura de Jacobina disse que "abriu imediatamente um processo administrativo para apurar os fatos". 

VÍDEO:


NOTA DA PREFEITURA:

"Tomamos conhecimento, por meio de denúncia realizada na imprensa local, de um vídeo que retrata um procedimento cirúrgico para a amputação de uma perna, cirurgia essa que supostamente ocorreu nas dependências do Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho (HMATS), no último sábado (05), e que, também supostamente, não teve a participação direta do médico responsável.

Ao tomar ciência da denúncia, a Secretaria Municipal da Saúde abriu imediatamente um processo administrativo para apurar os fatos. Por meio do Secretário, Gilson das Mercês, já acionamos o Instituto Vida Forte, Instituição responsável por toda a gestão do HMATS, solicitando esclarecimentos preliminares e urgentes acerca do ocorrido. Caso seja comprovada irregularidades ou desconformidades do ponto de vista das diretrizes médicas hospitalares, todas as medidas administrativas e jurídicas cabíveis serão prontamente adotadas. 

Ainda, informamos que já encaminhamos solicitação à imprensa para ter acesso ao referido vídeo, sem qualquer edição, com o objetivo de realizar uma apuração mais rápida, efetiva e justa.

Certos dos fatos estarem esclarecidos, nos colocamos à disposição para o saneamento de eventuais dúvidas e questionamentos". 

Jacobina Notícias - O seu portal de informações

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem