Deputados do Partido dos Trabalhadores (PT), mesma legenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, representaram, junto à Procuradoria Geral da República (PGR), uma ação que acusa o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a atual senadora eleita Damares Alves (PL) de genocídio dos indígenas yanomamis. O documento está datado deste domingo (22/1).

Os parlamentares do PT citaram “carências alimentares”, “doenças” contra a população indígena e “omissão dolosa” do governo Bolsonaro. Além disso, ressaltaram que o ex-presidente "autorizou, incentivou e protegeu o garimpo ilegal no território dos yanomamis". 

Apurações preliminares destacam que a contaminação por mercúrio, metal tóxico usado na exploração de minerais, agravaram a crise em Roraima.

“A responsabilidade por essa tragédia é conhecida no Brasil e no mundo. Na verdade, além da omissão dolosa, o primeiro representado é diretamente responsável por autorizar, incentivar e proteger o garimpo ilegal nas terras indígenas Yanomami e em várias regiões da Amazônia”, diz a peça encaminhada à PGR.

Por Band Jornalismo

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem