Jacobina recebe a 5ª e última seletiva regional do XI Festival Nossa Arte, realizado pela Federação das Apaes do Estado da Bahia (Feapaes-BA), em parceria com a Apae, com o objetivo de selecionar os candidatos que participarão da competição final em maio, na cidade de Guanambi. 

Mais de 100 pessoas, entre assistidos e acompanhantes de 10 unidades baianas, estarão reunidas no SESC Jacobina para prestigiar as apresentações dos competidores, que serão avaliados por uma banca de jurados. A seleção teve início nesta sexta-feira (31/3) e será concluída no sábado (1°/4).

A presidente da Apae de Jacobina, Lúcia Ribeiro, conta que o objetivo do festival é a inclusão e integração das pessoas com deficiência na sociedade. 

A arte trabalha fortemente os componentes intuitivos, sensoriais e a percepção espacial

As modalidades da competição são: dança (todos os estilos, incluindo danças de ruas, populares e folclóricas); música (instrumental, vocal, banda, fanfarras); artes literárias (poesia, literatura de cordel, conto e prosa); artes visuais (pintura, desenho, gravura, fotografia, cerâmica, escultura, instalação, maquete, mosaico, reciclagem e artesanato em geral); e teatro (tragédia, comédia, drama, sátira).

Para Antônio Marques, coordenador de Artes da Feapaes-BA, o festival é uma oportunidade de dar visibilidade aos talentos dos assistidos e é um estímulo para o desenvolvimento da confiança e da autoestima. 

A arte tem um papel primordial na reabilitação e na formação desses indivíduos, além de permitir que se comuniquem e compartilhem suas histórias.

As unidades dos municípios de Euclides da Cunha, Ipirá, Irecê, Jacobina, Juazeiro, Riachão do Jacuípe, Ruy Barbosa, Santaluz, Uauá e Valente são as participantes desta seletiva. 

“Estamos ansiosos para assistir os nossos talentosos artistas em ação. Temos acompanhado todos os que já se apresentaram nas cidades anteriores e tem sido muito emocionante vê-los utilizar a arte como ferramenta de expressão, o que não será diferente em Jacobina. Realizar o evento neste formato de seletivas é uma inovação que implantamos neste ano e, é, com certeza, uma antecipação do espetáculo que veremos em Guanambi”, afirma Narciso Batista, presidente da Feapaes-BA.

Ascom / Foto: Francisco Henrique

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem