"Perdi tudo: a geladeira, televisão, as camas". Foi assim, contando os prejuízos, que a moradora do bairro de Castelo Branco, Graça Santos, amanheceu nesta terça-feira (25/4) após a forte chuva que atingiu em Salvador na segunda (24/4).

Graça mora em um condomínio que fica na rua Genaro de Carvalho. Além da família dela, outras cinco residem no local e perderam móveis por causa da invasão de lama nas residências.

A água chegou na minha cintura e a casa está cheia de água, contou a moradora.

O filho de Graça Santos, Márcio André, tem uma lanchonete dentro do condomínio. O estabelecimento também foi tomado pelo lamaçal.

A água entrou no motor e eu já perdi a geladeira. As pipocas, os salgados todos caíram na lama, meus produtos que estavam à venda e os equipamentos de trabalho.


Os moradores afirmam que o condomínio começou a alagar há cerca de três anos, quando foi iniciada a construção de um outro conjunto de casas na região. Eles dizem que apesar de ter convivido com o problema outras vezes, a situação nunca foi tão grave como dessa vez.

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) informou que mais de 104 mm de chuva foi registrado no bairro do Calabetão, 91 mm em São Marcos e 87mm em Itacaranha na segunda. Castelo Branco não ficou entre os bairros que vai choveram, mas registrou grande alagamento.

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) disse que a situação na Rua Genaro de Carvalho não tem relação com as redes operadas pela empresa, e que o problema está relacionado a rede de drenagem pluvial.

Já a Secretaria de Manutenção (Seman) afirmou que vai fazer uma vistoria na rede de drenagem para verificar o que se há algum bloqueio ou entupimento na rede. No entanto, não informou prazo para que isso aconteça.

Casas invadidas no Cabula

No Loteamento Sol Nascente, no bairro do Cabula, 10 casas também foram invadidas pela lama de uma construção, após a forte chuva que caiu em Salvador, na segunda.

Nesta terça, o cenário no bairro ainda é de limpeza dos imóveis e contabilização de perdas. Cabeceiras de camas, equipamentos de som danificados, baldes e até um sofá foram colocados do lado de fora das casas para que fossem descartados.


Previsão para esta terça

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para esta terça-feira em Salvador é de céu nublado, sem as fortes pancadas registradas na segunda. As mínimas podem atingir os 24ºC, além dos riscos de trovoadas.

A Codesal alertou sobre o período de chuvas na cidade e criou uma operação especial para o período, com implantação de contenções de encostas definitivas e geomantas. Em casos de emergências, as solicitações de atendimento são gratuitas pelo 199. Não há informações sobre feridos, desaparecidos ou desabrigados.

De acordo com o órgão, a previsão para abril é que a chuva seja acima da média histórica (284,9 mm), enquanto que para maio e junho o quantitativo deve girar em torno da média climatológica, respectivamente 302,2 mm e 237,6 mm.

Fonte: g1

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem