A Prefeitura Municipal de Jacobina, por meio do prefeito Tiago Dias, homologou, em 11 de abril, o procedimento administrativo do Chamamento nº 001/2023, para que produza seus efeitos jurídicos e legais.

O objeto é credenciar as empresas para aquisição de gêneros alimentícios perecíveis e não perecíveis produzidos por agricultores familiares e do empreendedor familiar rural ou suas organizações destinadas à alimentação escolar, para os alunos matriculados nas escolas da Rede Pública Municipal de Jacobina, para atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar: PNAE / PNAC / PNAP / PNAE / EJA / PNAE-AEE / Quilombolas e Mais Educação, junto a Secretaria de Educação. O valor total desta homologação é um recorde histórico, muito acima do mínimo estabelecido por Lei: R$ 3.296.337,15.

A Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, determina que, no mínimo, 30% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios, diretamente, da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando-se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e as comunidades quilombolas. A aquisição dos produtos da Agricultura Familiar poderá ser realizada por meio da Chamada Pública, dispensando-se, nesse caso, o procedimento licitatório.

Para fazer parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) os produtores rurais precisam estarem aptos no sistema da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

Na oportunidade, o prefeito Tiago Dias destacou que "é muito importante adquirir produtos da Agricultura Familiar, pois é uma forma de dar condições para que os agricultores continuem trabalhando no campo gerando emprego e renda" disse.

"Quero dizer também que, para mim, é um motivo de alegria essa homologação, pois resultará no fornecimento, através da Agricultura Familiar, de merenda escolar de boa qualidade a todos os alunos da rede pública do Município", finalizou o gestor.

"A Agricultura Familiar tem grande importância socioeconômica e tem ganhado força nestes últimos anos. Este encontro de alimentação escolar com a agricultura familiar tem promovido uma importante transformação no ambiente escolar, ao permitir que alimentos saudáveis e com vínculo regional produzidos diretamente pela agricultura familiar local e regional, possam ser consumidos diariamente na Escola. É a Dona Maria, seu José, o João e a dona Conceição vendendo seus produtos direto para a Administração Pública", ressalta a assessoria de comunicação da Prefeitura de Jacobina.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem