O advogado Francisco Rocha Pires Filho, conhecido popularmente como Chiquinho Rocha, usou as redes sociais para divulgar uma nota à imprensa nesta quinta-feira (25/5). Chiquinho rebateu a nota de repúdio divulgada pelo Diretório Municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), criticou a gestão do prefeito Tiago Dias (PCdoB), falou em democracia e citou o que chamou de "mortes evitáveis' na saúde pública de Jacobina.

A nota do PCdoB foi emitida também nesta quinta, contra uma fala do advogado Chiquinho Rocha em um vídeo com supostas ameaças ao prefeito Tiago Dias. Nas imagens, que circularam pelas redes sociais e repercutiram na imprensa, Chiquinho convoca para "invadir a Prefeitura" e "beber o sangue dele" (reportagem aqui).

O advogado utilizou do direito legítimo de resposta, por ter sido amplamente citado nos veículos de comunicação local que repercutiram sua fala. Em um trecho do seu pronunciamento, Chiquinho Rocha lembrou de grandes nomes da política local, tais como o ex-prefeito Carlito Daltro – considerado pela população o maior gestor de todos os tempos em Jacobina –, e do ex-deputado Francisco Rocha Pires, pai dele. Ambos os políticos são falecidos.

O Jacobina Notícias traz, logo abaixo, a íntegra da nota divulgada por Chiquinho Rocha: 

NOTA A IMPRENSA

O Estado Democrático de Direito, PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, consignado no ART 1° da Carta Magna de 1988, DEVE SER defendido por todos os verdadeiros democratas desse país. 

De forma embrionária, em todos os grandes homens que essa nação já concebeu, já havia em suas práticas a construção de um Estado de fato e direitos, realmente Democráticos. Nessa assertiva, como não relembrar figuras tais como Carlito Daltro, fenômeno da  política jacobinense; e o grande expoente e talvez, maior autoridade política que está terra já viu,  meu Pai, Francisco Rocha Pires. (sangra meu coração nesse momento, e meus rosto se banha em lágrimas. Meus Deus do Céu, será que de tão mal fizemos meu Pai? qual castigo para que agora tenhamos que suportar uma figurinha tão diminuta, deslumbrado com o efêmero poder.)

Mas falávamos sobre Estado Democrático e Direitos Fundamentais. Ocorre que 

Postulada na nossa  Constituição Cidadã, está também, entre outros direitos, o acesso de todos os cidadãos à SAÚDE PÚBLICA. Senão vejamos: Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (CF/1988).

Hora, estamos atentos também nós, todos nós cidadãos jacobinense, a total falta de atitudes desse desastre de gestão com a vida de nossa gente. Atentos e em alerta estamos com o horror da falta de sensibilidade com o sofrimento do povo sem saúde básica em Jacobina. Atentos e revoltados com tantas mortes evitáveis.

Palavras de indignação desse ancião passa a vos sensibilizar?! Mas, e as inúmeras mortes e sangue inocentes derramados, Não?! Que assustadora hipocrisia, para não dizer prática criminosa.

Concluindo, deixo só mais essa pergunta: Acreditam MESMO, a essa altura da minha vida, com toda a minha história e histórico, acham mesmo que com AMEAÇAS DE PROCESSOS irão me intimidar e calar!?

Jacobina, 25 de Maio de 2023.
Francisco Rocha Pires Filho
Um Jacobinense, revoltado

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem