As estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registraram dois pequenos tremores de terra, na manhã desta sexta-feira (25/8) no município de Jaguarari, localizado no norte da Bahia. Esses eventos sísmicos, embora de baixa intensidade, chamaram a atenção da comunidade científica e preocuparam os moradores da região.

Conforme observou o Jacobina Notícias por meio de informações do LabSis, o primeiro tremor foi registrado precisamente às 6h47 e teve uma magnitude preliminar calculada em 2.3 mR. O segundo tremor ocorreu apenas nove minutos depois, às 6h56, e teve uma magnitude de 1.7 mR. Até o momento desta publicação, não há informações se os moradores da região sentiram ou ouviram esses tremores, uma vez que sua intensidade foi relativamente baixa.

Este não é o primeiro evento sísmico registrado na Bahia nesta semana. Na quinta-feira (24/8), às 5h38, um abalo sísmico foi detectado na Plataforma Continental da Bahia, com uma magnitude preliminar calculada em 2.2 mR. Essa série de eventos sísmicos recentes tem gerado preocupações entre os moradores e cientistas, que continuam monitorando a situação.

O laboratório  mantém uma rede de estações sismográficas que cobrem todo o território da Bahia e região Nordeste. Essas estações desempenham um papel crucial na detecção e monitoramento de atividades sísmicas, fornecendo informações valiosas para a compreensão dos fenômenos geológicos na região.

Por Robson Guedes / Jacobina Notícias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem