Cerca de 2 mil pessoas de Jacobina e região foram beneficiadas, com cerca de 4 mil procedimentos, durante o Mutirão de Catarata, Pterígio e Yag Laser que aconteceu de 02 a 07 de agosto, no Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho (HMATS), em Jacobina. Realizado pela Prefeitura de Jacobina (PMJ), por meio da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Governo do Estado e a ML Clínica Médica Oftalmológica, o mutirão atendeu pacientes que aguardavam pelos procedimentos e também as demandas livres.

Dezenas de profissionais da ML Clínica Médica Oftalmológica e da Secretaria da Saúde de Jacobina estiveram envolvidos na realização do mutirão. Durante os sete dias de ação foram realizadas 1.773 consultas, 873 cirurgias de cataratas, 578 cirurgias de pterígio e 442 cirurgias de yag laser. O mutirão deu continuidade aos atendimentos que vêm sendo realizados no município nos últimos dois anos e que já beneficiaram mais de 8 mil pessoas, fato que reflete uma demanda reprimida por muito tempo em toda a região.

Para o secretário da Saúde de Jacobina, Maurício Morais, a ação leva atendimento de qualidade e fortalece a saúde visual da população. “O nosso objetivo é zerar a demanda reprimida de Jacobina e possibilitar uma melhor qualidade de vida aos nossos idosos que sofrem com catarata”, pontuou Morais.

Além de comemorar o sucesso de mais um mutirão, Maurício Morais acrescentou que a luta agora é trazer para Jacobina um mutirão de glaucoma. “O Governo Federal já tem liberado alguns mutirões de glaucoma e a nossa luta será no sentido de realizarmos essa importante ação de saúde aqui na cidade, já que o glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo e o seu tratamento onera bastante o orçamento da população de baixa renda”, finalizou.

Felicidade

Aos 71 anos de idade, João Pedro dos Santos era só felicidade: “Finalmente vou poder voltar a enxergar de novo. Estava praticamente cego e, ultimamente, reconhecia as pessoas pela voz. Perder a visão é muito ruim, principalmente quando a gente já é mais velho. Mas agora é só alegria e vou ter mais liberdade para fazer pequenas caminhadas sozinho”, comemorou o aposentado.

Cataratas

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a doença responde por 49% da cegueira no país. Quando a catarata está associada à idade, chamamos a doença de catarata senil. O IBGE aponta ainda que cerca de 30% dos brasileiros acima dos 60 anos sofrem com a doença. Pessoas de 65 a 74 anos representam 33,9%.


Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem