Um incêndio atingiu o Vapor São Salvador e outras embarcações que estavam atracadas no Rio São Francisco, na cidade de Ibotirama, no oeste da Bahia, na noite de sábado (21/10).

O vapor é um embarcação histórica, que transportou passageiros do começo do século 20 até o final dos anos 60. No entanto, ele passou por reformas mais recentemente e estava sob posse da prefeitura da cidade.

Segundo a gestão municipal, a embarcação era mantida sob vigilância, mas as chamas começaram durante a troca de turno, o que sugere origem criminosa.

Agente da brigada municipal, funcionários da Prefeitura, um bombeiro militar, pescadores, guardas municipais, policiais militares e voluntários trabalharam para impedir que o fogo chegasse a outras embarcações. 22 barcos que estavam ancorados foram resgatados sem danos. Um caminhão pipa foi usado para preservar o assoalho do vapor e outros compartimentos.

A prefeitura disse ainda que acionará as autoridades responsáveis para esclarecer as causas do incêndio. Ainda segundo a gestão municipal, uma equipe vai avaliar os danos e a situação do vapor considerado um patrimônio da região.

Vapor histórico

O São Salvador foi construído em 1937, na Bahia, e podia transportar até 63 toneladas de carga e mais de cem pessoas, entre passageiros e tripulantes. O vapor navegou até 1969.

Há cerca de 20 anos, a embarcação passou por uma grande reforma para se tornar barco-escola flutuante. Não há informações se a embarcação ainda era utilizada atualmente para o projeto educacional.

Fonte: g1

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem