Nesta semana, as forças ucranianas continuaram resistindo a uma nova ofensiva no leste do país, enquanto a Casa Branca revelou que a Rússia reivindicou a execução das próprias tropas por desobedecerem ordens.

No sul da Ucrânia, as autoridades emitiram ordens de evacuação para civis, onde a Rússia intensificou os ataques aéreos.

Greves numa cidade do oeste da Ucrânia explodiram janelas de uma central nuclear, levantando mais uma vez preocupações de segurança.

Veja os principais desenvolvimentos da guerra no leste europeu.

Executando os próprios soldados

Os EUA dizem que a Rússia está executando os seus próprios soldados e ameaçou unidades inteiras de morte por não obedecerem às ordens.

O coordenador do Conselho de Segurança Nacional para comunicações estratégicas, John Kirby, disse aos repórteres:

“Temos informações de que os militares russos têm executado soldados que se recusam a seguir ordens, também temos informações de que os comandantes russos estão ameaçando executar unidades inteiras se tentarem recuar. Fogo de artilharia ucraniana.”

Kirby não forneceu mais detalhes sobre a alegação de que a Rússia estava executando a sua própria tropa.

A Rússia já foi acusada de usar “tropas de barreira” para impedir que os soldados abandonassem as linhas da frente.

“É repreensível pensar que você executaria seus próprios soldados, porque eles não queriam seguir ordens, e agora ameaçar executar unidades inteiras é bárbaro”, disse ele.

As forças mobilizadas da Rússia na região “continuam mal treinadas, mal equipadas e despreparadas para o combate”, disse Kirby, e têm sido amplamente utilizadas no que chamou de “táticas de ondas humanas” enquanto tenta avançar com uma ofensiva renovada.

Embora a Rússia continue tendo alguma capacidade ofensiva e possa obter alguns ganhos tácticos no campo de batalha, continua a não demonstrar qualquer consideração pelas vidas dos soldados, afirmou Kirby.

Batalhas em Avdiivka e Kupiansk

A Rússia continua a sua ofensiva brutal no leste da Ucrânia.

Na cidade de Avdiivka, a Ucrânia afirmou ter conseguido repelir ataques e eliminar um grande número de soldados russos.

A chuva dos últimos dias desacelerou as forças russas à medida que continuam os esforços para cercar a cidade e ocupar terrenos elevados.

“É difícil deslocar-se a pé em terreno molhado, muito menos transportar equipamento pesado”, disse um oficial militar local.

“Nossos guerreiros os detiveram e infligiram pesadas perdas ao inimigo, que perdeu pelo menos uma brigada de pessoal”, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Avdiivka é uma cidade da linha da frente desde 2014, quando separatistas apoiados por Moscou tomaram uma grande parte da região de Donbass, que esta sob ataque desde que a Rússia lançou a sua invasão em grande escala em fevereiro de 2022.

A maioria dos residentes fugiu dos combates. Alguns dos civis restantes estão saindo da cidade com a ajuda da polícia.

Em Kupiansk, os soldados ucranianos estão combatendo os esforços russos para capturar um intercâmbio ferroviário estratégico.

Os ataques acontecem 24 horas por dia, de acordo com militares ucranianos no terreno.

Kupiansk foi ocupada pelas forças russas durante quase sete meses no início da guerra. Desde a sua libertação em setembro de 2022, os militares ucranianos têm tentado resistir aos ataques russos.

A cidade é estrategicamente importante para impedir que a Rússia tenha acesso ao vizinho rio Oskil.

“Kupiansk e Avdiivka estão em batalhas pesadas e difíceis, mas nossos soldados estão se mantendo firmes”, disse Zelensky.

Evacuações de crianças

À medida que as forças russas continuam a atacar áreas residenciais na região de Kherson com bombas aéreas guiadas, as autoridades iniciaram a evacuação obrigatória de crianças.

Noventa crianças foram evacuadas em 23 aldeias ao longo da margem ocidental do rio Dnipro, controlada pela Ucrânia, na região de Kherson.

Quase 700 crianças ainda permanecem em áreas que continuam a ser alvo de intensos bombardeios.

Desde quarta-feira, os russos lançaram quase 35 bombas aéreas guiadas diariamente em assentamentos ao longo do rio Dnipro, matando pelo menos oito civis, incluindo um menino de 13 anos na cidade de Beryslav, segundo autoridades ucranianas.

A administração militar da região de Kherson, Oleksandr Prokudin, visitou os assentamentos mais frequentemente bombardeados para convencer os pais a levarem seus filhos para um local seguro. “As crianças precisam estar seguras. Para jogar em paz. Os bombardeamentos russos privam os nossos filhos de tudo isto”, disse ele.

Pelo menos 500 crianças ucranianas foram mortas e mais de 1.000 ficaram feridas desde o início da guerra da Rússia na Ucrânia, em Fevereiro de 2022, de acordo com uma base de dados oficial do governo ucraniano.

A Ucrânia já ordenou evacuações obrigatórias de civis, especialmente crianças, em áreas próximas às linhas de frente no leste e no sul.

‘Da próxima vez, podemos não ter tanta sorte’

As ondas de choque das explosões perto da Central Nuclear de Khmelnytskyi, no oeste da Ucrânia, partiram muitas janelas da instalação e cortaram temporariamente a energia de algumas estações externas de monitorização de radiação.

“O fato de inúmeras janelas do local terem sido destruídas mostra o quão perto estava. Da próxima vez, podemos não ter tanta sorte”, disse o diretor-geral da AIEA, Rafael Mariano Grossi, em comunicado na quarta-feira.

“Atingir uma usina nuclear deve ser evitado a todo custo.”

Dois drones foram abatidos a uma distância de aproximadamente 5 quilômetros e 20 quilômetros do local, disse Zelensky, acusando a Rússia de ter como alvo a instalação nuclear.

“É altamente provável que o alvo destes drones tenha sido a Central Nuclear Khmelnytsky”, disse ele.

“Este incidente sublinha mais uma vez a situação extremamente precária da segurança nuclear na Ucrânia, que continuará enquanto esta guerra trágica continuar”, disse Grossi.

Temores de um incidente nuclear aumentaram desde o início da invasão em grande escala da Rússia.

A Central Nuclear de Zaporizhzhia, perto da linha da frente e ocupada pelas tropas russas desde março de 2022, tem sido o principal foco de preocupação.

Localizada na margem oriental do rio Dnipro, a central foi desligada a frio em junho para limitar as hipóteses de um desastre nuclear em grande escala, depois do rompimento da barragem de Nova Kakhova ter reduzido os níveis de água utilizados para arrefecimento.

Fonte: CNN

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem