Na última sexta-feira (24/11), ocorreu em Salvador, a premiação regional do Concurso Cultural 2023, que explicita a intenção do Instituto Sicoob de despertar o cooperativismo em instituições de ensino de todo o país. Na Bahia, participaram 216 escolas e mais de 18 mil alunos. 

Em Miguel Calmon, a convite do Sicoob Coopemar, através do Instituto Sicoob, participaram 7 escolas e 504 crianças, sendo as instituições de ensino: Colégio Ronan Oliveira Mota, Colégio da Região da Serra, Colégio Luiz Viana Filho, Escola Professor Paulo Américo de Oliveira, Escola José Cavalcante, Colégio Ação, Colégio Oásis e Colégio Pitágoras. Todas desenvolveram desenhos, crônicas, poemas e/ou tira em quadrinhos, por meio dos alunos dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental I e II, respectivamente. 

Interação, participação, trabalho coletivo e protagonismo são conceitos que estruturam as sequências didáticas do Concurso Cultural. Dos mais de 18 mil estudantes, foram selecionados os 12 melhores alunos da Bahia, sendo 3 de cada série. Dentre as crianças escolhidas do 5º ano, por meio da produção de Crônicas, está Lys Gonçalves Sampaio, aluna do Colégio Pitágoras, de Miguel Calmon/BA. Frente ao tema nacional “Escola que coopera faz um futuro melhor”, a estudante produziu o texto “A oficina ‘Os Três Rs”, descrevendo a criação de oficinas cooperativistas que ensinam crianças sobre reciclagem, reutilização e redução de consumo. 

Na cerimônia, contamos com a presença da estudante, dos genitores, da professora e da diretora, supracitadas, de forma gratuita. A aluna Lys foi premiada com um tablet, sua professora, Mayla Fabiane, com $1.500 reais em pontos Coopera e a escola com um troféu de reconhecimento de participação. 

Com muito apreço e orgulho, o Sicoob Coopemar parabeniza a aluna, a professora e ao Colégio Pitágoras, na pessoa da diretora Elienilda Fernandes (Pró Dinha), pelo trabalho significativo e fantástico de Lys. 

“O concurso cultural é uma forma incrível de reconhecer pequenos líderes e grandes talentos. Através do Programa, é possível perceber, na prática, as vantagens que o círculo virtuoso do Cooperativismo pode proporcionar a uma comunidade, deixando bem claro que, com a cooperação, todo mundo ganha!”, disse Isadora Almeida, analista administrativa do Sicoob Coopemar que esteve presente na cerimônia. 

Lys também concorre à Etapa Nacional do Programa, em busca de estar entre os 4 melhores do Brasil. O resultado será publicado até o dia 10/12/2023, na página oficial do Instagram da Cooperativa (@sicoobcoopemar).

Agradecemos ainda o apoio da Secretaria de Cultura e Educação da cidade, que demonstrou muita presteza, durante toda a execução do Programa. 

Sicoob Coopemar.




















Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem