As exportações baianas voltaram a registrar queda, pelo oitavo mês consecutivo. Em outubro, as vendas externas do estado alcançaram US$ 861,7 milhões, queda de 23,4% no comparativo interanual. As informações foram analisadas pela SEI, a partir da base de dados da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Depois de baterem recorde no ano passado, após o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, as commodities recuaram este ano, com redução na demanda global fruto da desaceleração da economia mundial e das incertezas geradas pela fragmentação geoeconômica. Apesar da reação nas cotações do petróleo e de outros produtos em outubro, que fizeram com que os preços médios aumentassem 1,5% no comparativo interanual, os valores continuaram inferiores, por conta da redução no volume embarcado em 24,5%.

As importações também tiveram queda no mês passado, embora em ritmo bem menor que as exportações. Em outubro elas totalizaram US$ 684,8 milhões, com recuo de 8,6% no comparativo interanual, com forte recuo dos preços (-28,1%), mas com aumento dos volumes desembarcados em 27%.

Ascom/SEI

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem