Uma baleia com cerca de 12 metros de comprimento foi encontrada morta, na manhã desta quarta-feira (13), na Ilha Anchieta, em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo.

O Instituto Argonauta, que realizou o atendimento à ocorrência, afirmou que o animal foi localizado próximo à Praia do Sul, após acionamento pela equipe de monitoramento do Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA).

O alerta foi feito ainda no fim da tarde de terça-feira (12), e falava que duas baleias mortas foram avistadas na região. A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) do Instituto Argonauta se deslocou ao local na manhã seguinte, mas localizaram somente uma baleia em decomposição, próxima à Praia do Sul.

Ela foi rebocada e ancorada em outro lado da Ilha, em uma parte sem acesso ao público, para se decompor naturalmente.

Os integrantes da PMP-BS afirmaram que vão seguir monitorando o local à procura da segunda baleia que foi relatada no acionamento.

De acordo com os pesquisadores, foram coletados materiais biológicos, como pele e músculos, para identificação da espécie, que ainda não foi confirmada. Porém, segundo o Argonauta, há possibilidade de ser uma Baleia-de-Bryde, conhecida como baleia tropical, que permanece nos trópicos e não migra para a Antártida.

A Baleia de-Bryde é uma espécie que vive entre a região costeira e oceânica, com ocorrência durante o ano todo, e se alimenta de peixes e de pequenos crustáceos. No verão, ela se aproxima um pouco mais da costa em razão da presença de cardumes. Na região sudeste são bem comuns, e podem chegar até 16,5 metros de comprimento.

Sobre a causa da morte do animal, o biólogo do Instituto Argonauta Manuel da Cruz Albaladejo, afirmou que será difícil concluir.

“Com a coleta dos materiais biológicos serão realizados exames para a identificação da espécie, mas a causa da morte é muito difícil de determinar, principalmente devido ao estado de decomposição da baleia. Aparentemente não vimos nenhum indicativo que ela tenha tido algum contato com rede de pesca”, explicou.

A Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas aponta que a Baleia-de-Bryde está classificado no grupo de “menor preocupação”. No entanto, segundo pesquisadores, a espécie sofre com os impactos causados pela pesca, os efeitos das mudanças climáticas e alterações no ambiente marinho.

Fonte: CNN

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem