Com o objetivo de colocar em prática os ensinamentos obtidos durante a graduação e promover educação em saúde e prevenção de forma alegre e afetuosa, alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia e Nutrição da Faculdade Ages de Senhor do Bonfim, instituição integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, realizaram o projeto ‘Acadêmicos da Alegria’. 

Apadrinhado pelo fisioterapeuta e docente Ayrtton Anacleto, o projeto envolveu 15 alunos, três por graduação, com atividades organizadas por grupos. O ‘Acadêmicos da Alegria’ teve culminância no sábado (16), e contemplou 23 crianças da comunidade rural de Canavieira, do município de Senhor do Bonfim.  

“Com projetos como estes levamos, além muros, o conhecimento adquirido na faculdade, além de ser uma grande oportunidade de troca de experiências, de retribuir à sociedade todo o acolhimento e ampliar essa relação já bastante forte”, pontua Laiza Matos, gerente da Ages de Senhor do Bonfim. 

Os alunos de Odontologia abordaram sobre os cuidados com os dentes e como o açúcar pode influenciar no surgimento e crescimento da cárie; foi ensinada a técnica correta de escovação e realizada aplicação de flúor nas crianças. Os graduandos de Fisioterapia ensinaram sobre postura corporal e como o uso excessivo do celular causa impactos na postura. Já os estudantes de Enfermagem trataram sobre a importância da higiene pessoal como a limpeza correta das mãos. 

Os graduandos de Nutrição e de Psicologia abordaram, respectivamente, sobre a importância de uma alimentação saudável e o cuidado com o uso exagerado da internet. Toda a atividade foi realizada com muita ludicidade, com brincadeiras interativas e os alunos se fantasiaram de Papai, Mamãe Noel e Fada do Dente. Houve, ainda, a entrega de guloseimas e brinquedos. 

Para a aluna do 5º semestre de Odontologia, Luana Cardoso Pinto, a experiência amplia a troca de saberes. “Quero adiantar que a experiência foi maravilhosa. Nós, do Acadêmicos da Alegria, nos sentimos realizados. Foi uma vivência enriquecedora para todos os envolvidos e já estamos pensando nas próximas ações”, ressaltou.



Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem