Uma adolescente de 16 anos foi surpreendida — e surpreendeu a equipe médica de uma unidade de saúde — ao procurar atendimento por dores abdominais e descobrir uma gravidez avançada. A jovem deu à luz a um menino nesta segunda-feira (11), em Salvador.

O caso aconteceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro de Brotas.

De acordo com a assessoria de comunicação da UPA, que nomeou o caso de "parto surpresa", a paciente relatou que sentia constipação e dor intensa do lado esquerdo há dois dias.

A equipe clínica, então, avaliou a jovem, solicitou raio-x e exames laboratoriais. Conforme relatado pela enfermeira Luciene Passos, a paciente havia negado a possibilidade de gravidez.

Diante disso, ela foi encaminhada para a sala de medicação, mas os profissionais de saúde identificaram a evolução no quadro da jovem, com inchaço vaginal e rompimento da bolsa amniótica. Nesse momento, a equipe médica foi acionada.

O parto foi realizado na sala de medicação, sem intercorrências. Para mim, foi muito gratificante, foi uma emoção muito grande estar com toda a equipe da UPA de Brotas. Fiquei muito emocionada hoje, destacou a enfermeira.

O bebê do sexo masculino nasceu com 3,175 kg e 51 centímetros. Após cuidados iniciais à criança e à mãe, uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foi acionada para encaminhar a paciente ao Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba).

Além da enfermeira Luciene, a equipe foi composta pelos médicos Roberta Veiga, Juliana Andrade e Gabriel Costa, pelas técnicas de enfermagem Damiana Pinto, Ivana Batista, Judice Vale e Ivany Borges e pelas médicas pediatras Caroline Schons, Fernanda Ataíde e Luana Couto.

Fonte: G1

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem