Se você abrir seu Instagram, provavelmente, você vai estar seguindo o perfil de alguma empresa. E há grandes chances de você estar utilizando algum serviço digital deles. Afinal, hoje tudo é digital, e o desenvolvimento web é responsável por dar acessibilidade não só às redes sociais, mas também aos produtos de praticamente todas as empresas do Brasil e do mundo.

A partir das habilidades destes profissionais, qualquer aplicação online ganha vida. Mas não é tão simples assim, é preciso muito conhecimento em linguagens de programação, banco de dados, framework e até mesmo sensibilidade para oferecer uma boa experiência ao usuário. 

E o mais legal é que isso vale para qualquer empresa, independente do setor em que ela atue, abrindo muitas oportunidades de trabalho para o desenvolvedor web back-end. Neste artigo, você vai saber mais sobre esta profissão, como:

  • Habilidades necessárias
  • Rotina do desenvolvimento web
  • Área de atuação
  • Bootcamp: Principal escolha para um curso de desenvolvimento web online

A partir de agora, vamos falar sobre tudo isso e muito mais!

Habilidades necessárias para um desenvolvedor web

O programador web tem tudo, menos uma vida fácil. Este profissional simplesmente lida com diversas frentes de trabalho, seja o desenvolvedor back-end ou front-end, sendo responsáveis por todas as funcionalidades da aplicação, até aquelas que são bem básicas.

Por isso, a exigência sobre as linguagens de programação da área e manuseio de banco de dados é gigantesca!  Afinal, é tudo isso que vai fazer a conexão entre o servidor e a parte interativa do programa ao cliente final.

E é aí que entra uma habilidade que precisa ser desenvolvida de forma diferente. Aquelas chamadas “habilidades refinadas”, sabe? Neste caso, o desenvolvimento web precisa que o programador saiba também criar uma interface atraente e intuitiva. Afinal, é nela que o usuário vai navegar. Se for complexa demais, não vai conseguir prender a atenção do internauta, que pode preferir pelo software concorrente.

Rotina do desenvolvimento web

Acima, ficou bem claro o trabalho do desenvolvimento web, mas vale a pena apontar como é a rotina de trabalho deste desenvolvedor. Para começar, é claro, a criação da própria aplicação. E isso vai desde a concepção do projeto até a parte prática em si.

Mais do que as funcionalidades, é preciso oferecer um programa fácil de usar. Então, os botões e caixas de textos devem estar bem posicionadas, assim como as cores devem ser harmônicas para que não canse a vista do internauta.

Mesmo com a aplicação lançada, o trabalho do programador web não para por aqui. É preciso manter o programa sempre atualizado e pronto para receber novas funcionalidades, exigindo um código bem objetivo e fácil de adaptar.

Versatilidade de trabalho

Com uma expectativa de um gap de 420 mil vagas de trabalho na área de tecnologia no Brasil, está repleto de oportunidades para quem quer ingressar nesta área. Mais do que isso, os ambientes de atuação são bem variados, permitindo que o profissional de desenvolvimento web back-end possa trabalhar em praticamente qualquer empresa, como:

  • Varejistas
  • Comunicação
  • Marketing
  • Educação

No varejo, por exemplo, o desenvolvedor web pode auxiliar na criação de plataformas de e-commerce. Já na área de comunicação, é possível elaborar redes sociais, fóruns, chats e outros ambientes acolhedores para este tipo de público.

No caso do marketing, aplicativos de propaganda, gestão de CRM, banco de dados e campanhas também estão no rol de atuação. Por fim, a educação pode ganhar muito, ainda mais com os recentes cursos de ensino à distância no país.

O que é programação web?

Apesar das diferentes linguagens de programação e a possibilidade de elas serem utilizadas em vários contextos, o desenvolvimento web acaba lidando com códigos bem específicos, como:

  • HTML
  • CSS
  • JavaScript

No primeiro caso, o HTML é considerado o pilar de qualquer website. Afinal, é a partir desta programação que as páginas online são construídas. Aqui, toda a parte de texto e organização das informações é preparada para ser apresentada para o usuário final.

Por ser uma estrutura “básica”, alguns elementos, como os gráficos, acabam ficando de fora no HTML. Por isso, a inclusão de programação CSS auxilia bastante em acrescentar aspectos visuais importantes à página. Até porque, lembra que um dos elementos principais era a interface do usuário? Pois é!

Até que chega o JavaScript. A partir desta linguagem, o programador pode trazer a famosa “interatividade” ao website. Aqui, ocorrem as tais manipulações de objetos e eventos, com auxílio do AJAX, por exemplo. Mas, claro, além do AJAX há diversas outras ferramentas para isso também!

Há também os frameworks que auxiliam no trabalho do desenvolvedor web. 

Podemos, aqui, citar a Angular. Esta tecnologia vai dar um bom suporte à interatividade da página, assim como o JavaScript. O maior foco da Angular, aqui, é trazer escalabilidade à aplicação e suas funcionalidades. Isso é importante, pois aumenta o alcance e torna o programa eficiente, mesmo sob forte demanda dos usuários.

Bootcamp de desenvolvimento web

Apesar da quantidade de oportunidades, é óbvio que não é fácil atuar nesta área. Afinal, a concorrência é grande e a demanda das empresas por estes profissionais é quase imediata. Então, como conseguir participar deste mercado?

A melhor escolha, neste caso, é um curso de desenvolvimento web, no modelo bootcamp. Esta é a metodologia mais imersiva possível para que você possa desenvolver suas habilidades técnicas na área.

Em comparação com um curso tradicional, o bootcamp tem um foco extremamente grande na prática e até no relacionamento profissional e networking. Enquanto o curso online ou até mesmo de uma universidade vai mirar muito mais no desenvolvimento teórico, com poucas experiências do mercado de trabalho.

Além disso, o bootcamp é um curso extremamente rápido. Quando falamos de desenvolvimento web, podemos facilmente citar apenas 10 meses para a conclusão da formação.

Se você pensa em um bootcamp, a TripleTen é a melhor escolha! Eles têm um curso completíssimo, pronto para te ensinar a como aprender a programar do zero, sem dor de cabeça e com suporte total: do JavaScript ao CSS.

Então, aproveite para se desenvolver com a TripleTen. E com um precinho bem parceiro! Afinal, com o cupom FUTUROBR30, você ganha 30% de desconto na matrícula do seu curso de desenvolvimento web! Acesse o site agora mesmo!

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem