A cidade de Salvador entrou na lista dos municípios baianos que estão em estado de epidemia de Dengue. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta terça-feira (19). A medida foi feita após a capital baiana registrar um aumento de casos prováveis de dengue, durante quatro semanas consecutivas. A análise foi confirmada na 10º Semana Epidemiológica, entre os dias 3 a 9 de março. Segundo a SMS, são 100 registros para cada 100 mil habitantes.

A região do Subúrbio ferroviário obteve um índice de infestação de 2,5, já Cajazeiras registrou 1,3 e o Centro Histórico da cidade obteve 2,0. O índice satisfatório vai de 0 a 0,9 de média infestação de 1,0 a 3,9 e o de alto risco acima de 4,0. Mesmo com esse registro, a SMS indicou que houve uma queda de 20,5% em relação a 2023, onde foram registrados 843 casos de dengue. Em 2024 são 674 confirmações.

A SMS informou que tem intensificado e empenhado esforços na Mobilização Salvador contra a Dengue em várias frentes de atuação, como estar com mais de 1,3 mil agentes de endemias nas ruas dos 12 Distritos Sanitários (DS) de Salvador com ações contínuas, de segunda à segunda, identificando, tratando e/ou eliminando focos; bem como conscientizando a população sobre a importância da participação ativa da mesma na mobilização Salvador Contra a Dengue, uma vez que mais de 75% dos focos ao Aedes, mosquito transmissor da dengue, estão dentro das residências.

Além disso, ainda acontece a aplicação de larvicida; utilização de inseticidas; inspeção para remoção de focos do mosquito; UBV Pesada (Carro Fumacê) e armadilhas de ovitrampas são algumas das atividades desempenhadas pelos agentes em espaços públicos e privados.

As ações lúdicas e educativas também se estendem aos moradores e outros espaços de convivência à exemplo de escolas, para propagar boas práticas sanitárias. A mobilização na capital baiana pela SMS tem parceria importante com diversos órgãos da Prefeitura, como Limpurb, SEMAM, SEMPRE e Guarda Municipal; e ganhou reforço com a parceria do Exército, Aeronáutica e Marinha. Diversas dinâmicas estão sendo preparadas com o suporte das forças militares dentro e fora das comunidades para o combate.

A SMS também contará com o Centro de Operações de Emergência (COE), com a participação de representantes de outras secretarias para melhor coordenar as ações intersetoriais. No mês de março, um simulado de mesa em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) avaliou o tempo resposta do município a um cenário de emergência provocado pela doença para estimular o melhor preparo das equipes de saúde.

LIRAa

Em janeiro deste ano, o Levantamento Rápido de Índice para o Aedes aegypti (LIRAa) de Salvador, que serve como instrumento para nortear medidas de ações de controle, foi de 1,8 – significa que foram encontradas larvas do mosquito em quase dois de cada 100 imóveis vistoriados pelas equipes de saúde do município. Este índice aponta um cenário de alerta, mas no comparativo com o mesmo período do ano passado houve uma melhora: em janeiro de 2023, a taxa do LIRAa era de 2,4.

Porém, quando analisado separadamente por Distrito Sanitário, as regiões alvo dos mutirões de limpeza deste sábado preocupavam a administração pública. O Subúrbio ferroviário registra um índice de infestação de 2,5; Cajazeiras 1,3 e Centro Histórico 2,0. O índice satisfatório vai de 0 a 0,9; o de média infestação de 1,0 a 3,9 e o de alto risco acima de 4,0.

Assistência

Durante os finais de semana, 07 unidades básicas de saúde dão suporte as UPA’s para o acolhimento de pacientes com classificação verde e azul (menor complexidade), no intuito de desafogar o tempo de espera nos postos de urgência. Os locais são escolhidos de forma estratégica para atender melhor à população.

Vacinação

A vacinação é um importante aliado no controle da doença. Disponível para pré-adolescentes de 10 a 14 anos, em Salvador, o imunizante contra a Dengue está disponível em mais de 100 salas de vacina de segunda à sexta-feira, e, de forma pontual, aos finais de semana de mobilização de imunização.

Fonte: Bahia Notícias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem