O município de Jacobina enfrentou um ano desafiador em 2023, com 130 mortes geradas pela violência. Apesar da presença das polícias Civil e Militar e da guarda municipal, a criminalidade avançou, não apenas em Jacobina, mas em todo o estado da Bahia.

Em resposta a essa crise, a prefeitura de Jacobina tomou uma decisão inovadora: recorrer ao setor privado para combater a criminalidade. Totens de segurança foram instalados pela cidade, uma medida que visa reduzir as ocorrências criminais.

Os totens, desenvolvidos pela Helper Tecnologia, são equipamentos de alta tecnologia que contam com monitoramento por vídeo, atendimento a emergências, envio de alertas à população, detecção de aglomerações e invasões a áreas restritas, reconhecimento de placas de veículos e identificação de situações de risco. Esses dispositivos, que já estão em operação há pouco mais de um mês, têm como objetivo otimizar a ação policial.

Com quatro metros de altura, os totens de segurança são blindados e equipados com um sistema de giroflex, sirene, câmeras que monitoram em 360º de forma simultânea, botão de emergência e comunicador de áudio conectado diretamente às centrais de cada cidade. Isso diminui consideravelmente o tempo de resposta dos agentes de polícia militar, guarda municipal e trânsito no atendimento a vítimas.

Jacobina Notícias - O seu portal de informações

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem