Banner AGES

Banner ENGIE

O Ministério da Saúde iniciou, nesta quarta-feira (13), a distribuição gratuita de dois novos modelos de camisinha para reforçar a prevenção contra o HIV, hepatites virais, sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Além da tradicional, estarão disponíveis no SUS as versões texturizadas e fina, atendendo às diferentes preferências da população e buscando aumentar a adesão ao uso de preservativos, especialmente entre jovens.

Nos últimos anos foi registrada uma queda no uso de preservativos, sobretudo entre jovens, de acordo com Pesquisa Nacional de Saúde (PNS/IBGE 2019) e por relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS/2024).

A ação integra a estratégia de Prevenção Combinada e os preservativos estão disponíveis gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde, sem exigência de documentos de identificação e sem restrições de quantidade, facilitando o acesso de todas as pessoas.

A expectativa é de distribuição de 400 milhões de unidades neste ano. Até então o SUS oferecia dois tipos de camisinha: a externa, feita de látex, e a interna, de látex ou borracha nitrílica.

Fonte: Bnews

Receba notícias do Jacobina Notícias pelo nosso Instagram e fique por dentro de tudo! Também basta acessar o canal no Whatsapp e no Google Notícias.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem