Banner AGES

Banner ENGIE

A Polícia Civil da Bahia detalhou à imprensa, na manhã desta quarta-feira (24), a investigação que resultou na prisão de um dos principais líderes de uma facção criminosa com atuação no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

Conhecido como “Europeu”, o suspeito foi localizado e preso na cidade de Campinas, no interior de São Paulo, durante uma ação integrada entre as forças de segurança da Bahia e de São Paulo.

A coletiva de imprensa foi realizada no auditório do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Itapuã, e contou com a participação do delegado titular da 3ª Delegacia de Homicídios (DH/BTS), Victor Spínola, e do diretor-adjunto do DHPP, Marcelo Calmon.

Segundo o delegado Spínola, Europeu é apontado como uma das principais lideranças locais de uma facção criminosa originária do estado de São Paulo, com forte atuação no Subúrbio Ferroviário, especialmente no bairro de Fazenda Coutos.

“Trata-se de um procedimento antigo, de 2019, pela magnitude e gravidade dos crimes. Desde que assumimos a unidade, recebemos a determinação de focar no enfrentamento a esse tipo de criminoso. Essa prisão representa um enfraquecimento significativo da facção”, afirmou Spínola.

Durante a operação, o suspeito foi encontrado inicialmente em posse de um veículo importado e blindado, utilizado para dificultar ações policiais, além de R$ 135 mil em dinheiro. Em um segundo momento, as equipes localizaram, em um imóvel ligado ao investigado, três fuzis e cerca de 50 quilos de cocaína.

O prejuízo estimado para a organização criminosa gira em torno de R$ 900 mil. Já o diretor-adjunto do DHPP, Marcelo Calmon, destacou o alto poder de articulação de Europeu e a importância estratégica da prisão.

“Ele é o principal representante de uma facção criminosa de São Paulo no estado da Bahia. Tem capacidade de articular a entrada de armas e drogas e de coordenar ataques contra facções rivais, algo que vinha ocorrendo há anos”, explicou.

Calmon também relembrou que o suspeito já havia sido alvo de outras operações e chegou a ser detido recentemente, mas acabou sendo solto após audiência de custódia. Mesmo assim, as investigações continuaram. “Conseguimos identificar um local usado como depósito de drogas e armas que seriam distribuídas ainda este ano. Após nova representação ao Judiciário, a prisão foi decretada novamente”, disse.

Com o avanço das diligências, Europeu tentou fugir para São Paulo ao tomar conhecimento da abordagem policial em sua residência. No entanto, acabou localizado e preso em Campinas, com o apoio da Polícia Civil paulista.

Fonte: Bnews

Receba notícias do Jacobina Notícias pelo nosso Instagram e fique por dentro de tudo! Também basta acessar o canal no Whatsapp e no Google Notícias.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem