A Polícia Civil iniciou, nesta segunda-feira, 5, o Curso de Operações com Aeronaves Remotamente Pilotadas (COARP), em Salvador, que prepara policiais para a utilização de drones em municípios baianos que ainda não contam com servidores habilitados para esse tipo de operação.
A cerimônia de abertura do curso, que tem duração de sete dias, contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Durante o evento, o petista destacou o investimento em tecnologia para modernizar as forças de segurança pública.
Estamos fortalecendo a Polícia Civil com formação técnica, inovação e planejamento. O uso de drones amplia nossa capacidade de resposta, qualifica as investigações e contribui para operações mais seguras e eficientes em todo o estado, disse o governador do estado.
Ao todo, os investimentos do Governo do Estado na modernização da segurança pública já ultrapassam R$ 1,5 milhão, incluindo a aquisição de equipamentos e a estruturação do Núcleo de Operações com Aeronaves Remotamente Pilotadas (NOARP).
Por sua vez, o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, destacou que o COARP amplia o uso estratégico da tecnologia no enfrentamento à criminalidade.
A capacitação garante que nossos profissionais estejam preparados para utilizar os drones de forma técnica, responsável e dentro da legalidade. Isso aumenta a eficiência das operações, reduz riscos para os policiais e fortalece as ações preventivas e investigativas em todo o estado, declarou.
Detalhes do curso
Ao todo, participam do curso 22 servidores das cidades de Salvador, Alagoinhas, Itabuna, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras, Itaberaba, Seabra, Irecê, Serrinha, Jacobina, Paulo Afonso, Brumado, Itapetinga, Guanambi, Bom Jesus da Lapa, Euclides da Cunha e Santa Maria da Vitória. A capacitação ainda conta com a participação de dois policiais penais da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).
O curso tem 56 horas de carga horária e é realizado até domingo, 11, em regime de internato na base da Core (Coordenação de Operações e Recursos Especiais). As aulas serão ministradas por cinco instrutores especializados em operações especiais e no uso tático de drones.
A capacitação segue normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Nova sede da Acadepol
Na mesma agenda, Jerônimo Rodrigues também visitou as obras da nova sede da Academia da Polícia Civil da Bahia (Acadepol), que vai ampliar a estrutura de formação e capacitação dos policiais civis. A conclusão das obras está prevista para este ano.
André Viana, delegado-geral da Polícia Civil, destacou que servidores passarão a ser formados na própria unidade com a realização de novos concursos.
Vamos ter uma academia com diversas salas de aula, auditório e uma estrutura que vai marcar o exercício da nossa atividade da melhor forma, com mais eficiência e mais capacitação. Quanto mais suor derramado em treinamento, menos sangue em combate, e com certeza vamos salvar mais vidas, afirmou.
Fonte: A Tarde / Foto: Thuane Maria

Postar um comentário