Um levantamento do instituto Real Time, realizado em parceria com o BNews nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, com 2 mil eleitores em todo o país, aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida eleitoral em todos os cenários estimulados de primeiro turno para a eleição presidencial deste ano. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado cita livremente em quem votaria, Lula aparece com 28% das intenções de voto, seguido por Flávio Bolsonaro (PL), com 14%. Jair Bolsonaro é lembrado por 6% dos eleitores, mesmo estando inelegível. O percentual de indecisos é elevado: 31% disseram não saber em quem votar, enquanto 14% afirmaram que votariam em branco, nulo ou em nenhum candidato.
Já no primeiro cenário estimulado, Lula lidera com 39% das intenções de voto, contra 30% de Flávio Bolsonaro. Ratinho Jr. (PSD) aparece em terceiro, com 10%. Romeu Zema (Novo) soma 3%, Aldo Rebelo (DC) tem 2% e Renan Santos (Missão) marca 1%. Brancos e nulos são 7%, enquanto 8% não souberam responder.
O desempenho de Lula é mais forte no Nordeste (47%) e entre eleitores de renda de até dois salários mínimos (42%). Já Flávio Bolsonaro concentra mais apoio no Sul (36%) e entre eleitores com renda acima de cinco salários mínimos (35%).
Num segundo cenário, sem Ratinho Jr e com Eduardo Leite, Lula amplia ligeiramente a vantagem e aparece com 40%, enquanto Flávio Bolsonaro soma 32%. O governador do Rio Grande do Sul registra 5%, seguido por Romeu Zema (4%) e Aldo Rebelo (3%). Brancos e nulos somam 7%, e 8% dos entrevistados se disseram indecisos.
Neste recorte, Lula chega a 51% no Nordeste, enquanto Flávio Bolsonaro alcança 39% no Sul. Eduardo Leite tem melhor desempenho entre eleitores de renda mais alta, chegando a 8% entre os que ganham mais de cinco salários mínimos.
Um terceiro cenário volta a apontar Lula na liderança, seguido por Flávio Bolsonaro e Ronaldo Caiado (PSD), governador de Goiás. O petista mantém 40% das intenções de voto, e o filho de Bolsonaro aparece novamente com 32%. Caiado (PSD) surge com 6%, seguido por Romeu Zema (4%), Aldo Rebelo (2%) e Renan Santos (1%). Brancos e nulos são 7%, e 8% não souberam responder.
Ronaldo Caiado apresenta maior desempenho no Centro-Oeste, onde alcança 14%, enquanto Lula lidera no Nordeste com 51% e Flávio Bolsonaro mantém força no Sul, com 40%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) através do número
BR-06428/2026. Ao todo, foram 2 mil entrevistas em todo o território nacional.
Fonte: Bnews / Foto: Ricardo Stuckert

Postar um comentário