Banner PREFEITURA JACOBINA

Banner AGES

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu em entrevista a um jornal britânico que o país considera deixar a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) devido ao que classificou como apoio militar insuficiente da aliança à sua guerra contra o Irã.

Questionado pelo Telegraph, de orientação conservadora, se reconsideraria a permanência dos EUA na Otan após o conflito, Trump respondeu: “Ah, sim, eu diria que está além de reconsideração… Eu nunca fui convencido pela Otan. Sempre soube que era um tigre de papel, e (o presidente russo) Vladimir Putin também sabe disso, aliás”.

Os membros da Otan, uma aliança militar defensiva, têm relutado em mobilizar recursos militares para reabrir o Estreito de Ormuz, uma rota crucial para o transporte de petróleo que o Irã fechou efetivamente após ser atacado pelos Estados Unidos e por Israel.

O que está acontecendo no Oriente Médio?

Os Estados Unidos e Israel estão em guerra com o Irã. O conflito teve início no dia 28 de fevereiro, quando um ataque coordenado entre os dois países matou o líder supremo do país, Ali Khamenei, em Teerã.

Diversas autoridades do alto escalão do regime iraniano também foram mortas. Além disso, os EUA alegam ter destruído dezenas de navios do país, assim como sistemas de defesa aérea, aviões e outros alvos militares.

Em retaliação, o regime dos aiatolás fez ataques contra diversos países da região, como Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Catar, Bahrein, Kuwait, Jordânia, Iraque e Omã. As autoridades iranianas dizem que têm como alvo apenas interesses dos Estados Unidos e Israel nessas nações.

Mais de 1.750 civis morreram no Irã desde o início da guerra, segundo a Agência de Notícias de Ativistas de Direitos Humanos, que tem sede nos EUA. A Casa Branca, por sua vez, registrou ao menos 13 mortes de soldados americanos em relação direta aos ataques iranianos.

O conflito também se expandiu para o Líbano. O Hezbollah, um grupo armado apoiado pelo Irã, atacou o território israelense em retaliação à morte de Ali Khamenei. Com isso, Israel tem realizado ofensivas aéreas contra o que diz ser alvo do Hezbollah no país vizinho. Centenas de pessoas morreram no território libanês desde então.

Com a morte de grande parte de sua liderança, um conselho do Irã elegeu um novo líder supremo: Mojtaba Khamenei, filho de Ali Khamenei. Especialistas apontam que ele não fará mudanças estruturais e representa continuidade da repressão.

Donald Trump mostrou descontentamento com essa escolha, a classificando como um "grande erro". Ele havia dito que precisaria estar envolvido no processo e pontuou que Mojtaba seria "inaceitável" para a liderança do Irã.

Fonte: CNN

Receba notícias do Jacobina Notícias pelo nosso Instagram e fique por dentro de tudo! Também basta acessar o canal no Whatsapp e no Google Notícias.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem