[dropcap]C[/dropcap]omo é bom ver que existem pessoas que se importam com o futuro dos nossos jovens. E nem só se importam, como fazem algo para tentar contribuir com a realidade podre qual estamos vivendo ultimamente. Muitas crianças, jovens e adolescentes levam quase todo seu dia conectados à internet em seus celulares modernos, tablets ou notebooks, e, em muitos dos casos os pais não sabem nem a que estes jovens costumam ter acesso.


A formação de profissionais na área de Luteria, por Nívia Sampaio


Infelizmente, vivemos em uma era em que, muitos pais não se comprometem com a formação de seus filhos, quanto à aquisição de conhecimentos que venham a influenciar em seus comportamentos futuros.


Um bom exemplo de compromisso com a formação de futuros bons cidadãos em Jacobina é o Projeto Jacobina Arte de Tocar (PROJART) da Associação Cultural Arte de Tocar (ACAT), que como já havia citado em uma outra matéria, reúne mais de 50 membros, das mais variadas idades. Os alunos aprendem música, a ter disciplina e respeito uns pelos outros, entre tantos outros benefícios que a música oferece.


Luthier é o profissional que trabalha com a construção e manutenção de instrumentos musicais. Originalmente, a lutheria é a arte que trabalha apenas com instrumentos de corda, como o violão, o violino ou o baixo, mas, generalizou-se o uso do termo para denominar todos os profissionais que trabalham com todos os instrumentos, seja de corda, sopro ou percussão. Esse profissional é responsável por construir, manter e afinar instrumentos, portanto deve entender bem das especificidades de cada um deles.” (Disponível em: http://www.brasilprofissoes.com.br/profissao/luthier/ )


A formação de profissionais na área de Luteria, por Nívia SampaioEntre os dias 23 (segunda) e 27 (sexta), aconteceu a primeira etapa do projeto aprovado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT), por meio do edital do Calendário das Artes. O projeto intitulado Lutheria para o Sertão foi escrito pelo, Maestro e Produtor Cultural, Jailton Nunes Marques e foi dividido em duas etapas, somando-se ao final, 32 horas de oficinas. O projeto abrange também, alunos das cidades de Capim Grosso, Caém e Miguel Calmon.


Na primeira etapa do projeto, as oficinas foram ministradas pelo Luthier Alcicero (Jacobina), que ficou responsável pelas oficinas que trataram de instrumentos de cordas percutidas (cuja propriedade primária do som é colocada em vibração ao ser atingido por um pequeno martelo ou alavancas presa às chaves), Já para a segunda etapa, que acontecerá agora em março, Jacobina receberá o Luthier Davi Matos, do Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA), com sede em Salvador. Por sua vez, o Luthier Davi Matos ficou responsável por ministrar oficinas voltadas às cordas friccionadas (instrumentos cuja fonte primária de som é a vibração de uma corda tensionada), com foco em instrumentos como: violinos, viola, violoncelos e contrabaixos.


Por fim, o projeto tem como objetivo principal qualificar os alunos na área de luteria e criar o atelier de cordas do PROJART, fato que pode possibilitar a geração de emprego e renda para os alunos, além de atender à demanda de procura por profissionais da área, já que é tão difícil encontrar Luthiers em nossa região. Sendo esta, a primeira Luteria do Pie Monte da Diamantina.


Por: Nívia Sampaio / Reprodução: Rota324

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem