Uma rivalidade histórica, de mais de cem anos, iniciada em 24 de agosto de 1913, e que é denominada de Superclássico do futebol argentino, acabou levando a mais um grave caso de violência que mancha o futebol sul-americano e mundial, na noite desta quinta-feira, em La Bomboneta, em Buenos Aires.


Gás de pimenta suspende partida entre Boca Juniors x River Plate, pela Libertadores


Depois que torcedores das barras bravas (violentas torcidas organizadas daquele país) do Boca Juniors arremessaram gás de pimenta sobre os atletas do arquirrival River Plate, a partida, válida pelas oitavas de final da Copa Libertadores, acabou suspensa, após interrupção de mais de uma hora.


Gás de pimenta suspende partida entre Boca Juniors x River Plate, pela Libertadores


A agressão ocorreu quando o time do River retornava ao campo, depois do intervalo, cruzando o túnel plástico que teoricamente serviria para protegê-lo. O juíz Darío Herrera não pôde dar sequência à partida. No primeiro tempo, o jogo estava em 0 a 0, resultado favorável ao River, que havia vencido por 1 a 0 em seu campo, o Monumental de Nuñez.


Resta saber que tipo de medida a Conmebol irá tomar em relação ao estádio boquense, até porque na história da Libertadores da América, a última vez em que uma partida foi interrompida foi a 30 de abril de 2008, entre aquele clube e o Cruzeiro, do Brasil. Naquela ocasião, próximo ao fim da partida, o assistente uruguaio Pablo Fandiño foi atingido por um objeto, atirado pela torcida do Boca, que forçou o encerramento do jogo. O árbitro uruguaio Jorge Larrionda relatou o incidente na súmula e o Boca foi multado em U$ 30 mil dólares, além de ter perdido o mando de campo para os jogos na Libertadores naquele ano.



Cruzeiro aguarda vencedor


O Cruzeiro, aliás, aguarda o vencedor do confronto argentino para conhecer seu adversário nas quartas de final da Libertadores.


— É lamentável o que está acontecendo, e é uma situação vergonhosa que estejamos aqui aguardando há mais de uma hora sem decisão — disse o técnico do River, Marcello Gallardo, ressaltando que seus jogadores não estavam bem.


De acordo com a prática usual na Argentina, em grandes clássicos, devido à rivalidade enorme, havia apenas uma torcida, apenas a do Boca Juniors. Torcedores da equipe azul e amarela chegaram a utilizar um drone com a letra B (um fantasma) sobrevoando o gramado, para ridicularizar o time adversário que há alguns anos foi rebaixado à Segunda Divisão argentina.


Sem poderem respirar, com os olhos e narizes irritados, jogadores do River tiveram de ser atendidos pelo departamento médico do clube no vestiário e no banco de reservas. Agentes da Polícia Federal Argentina (PFA) entraram em campo e fotografaram as camisas e tomaram depoimentos dos atletas mais afetados: Ponzio, Kranevitter, Mori, Maidana e em especial Vangioni, o que parecia estar em pior situação, pois permaneceu mais tempo com uma toalha no rosto. As camisas fotografadas foram levadas pelos policiais, para serem periciadas.


Por volta das 23h15m de Brasília, foi anunciada a suspensão da partida. Havia no estádio cerca de 50 mil torcedores, e a maioria começou a sair assim que tal informação foi divulgada pela internet e rádios locais.



Veja imagens:


[gallery size="medium" link="file" columns="2" ids="16985,16986,16987,16988,16989,16990,16991,16992"]

Gás de pimenta suspende partida entre Boca Juniors x River Plate, pela Libertadores

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem