[dropcap]A[/dropcap] aeronave espacial russa não tripulada Progress se desintegrou completamente sobre o oceano Pacífico na madrugada desta sexta-feira (8). Os operadores russos perderam o controle da nave há cerca de uma semana, horas após o seu lançamento. A nave não se aproximou da Estação Espacial Internacional (ISS), no último dia 28 de abril, como deveria ter acontecido.


Nave russa desintegra ao reentrar na atmosfera da Terra; caiu no oceano Pacífico


De acordo com a agência espacial russa, a nave espacial Progress foi completamente desintegrada por às 5h04, no horário de Moscou. "Sua entrada na atmosfera foi realizada sobre o Oceano Pacífico central", confirmou a agência. Ainda não há informações sobre fragmentos da nave.


Apesar da queda da Progress, a tripulação da ISS não corre risco, uma vez que ainda possuem vários meses de reservas. De acordo com a reportagem da 'Folha de S. Paulo', a ISS deve receber uma nave a partir de 19 de junho, que estará carregada com 2,2 toneladas de material científico e mantimentos.


Devido aos problemas da Progress, uma missão espacial que estava prevista para 26 de maio pode ser adiada em duas semana, segundo informações das agências de notícias russas. Ela enviaria três astronautas à ISS. Entretanto, a reportagem da Folha de S. Paulo informou que a empresa Roskosmos não confirmou essa informação. Uma coletiva de imprensa que aconteceria hoje, com os três membros da tripulação dessa expedição, foi cancelada pela empresa.


Uma comissão irá investigar as causas do incidente, mas as primeiras suspeitas apontam para um problema no momento da separação entre a nave e o foguete. O acidente resultou numa perda de quase 500 milhões de euros. Os resultados da investigação estão previstos para o próximo dia 13 de maio.


Nave russa desintegra ao reentrar na atmosfera da Terra; caiu no oceano Pacífico

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem