A Federação Bahiana de Futebol - FBF, divulgou o cronograma de vistorias nos estádios que receberão jogos da 1ª e 2ª Divisões do Campeonato Baiano de 2016. A FBF inicia as avaliações seis meses antes do início da competição.




[caption id="attachment_20565" align="aligncenter" width="620"]Visando o Baianão 2016, FBF inicia vistorias nos estádios; nada mudou no José Rocha Estádio José Rocha durante a Segunda Divisão (Foto: Robson Guedes)[/caption]


Neste sábado,  18, a primeira visita técnica da entidade acontecerá em Riachão do Jacuipe, para avaliação do Estádio Eliel Martins. Para que tenham seus laudos técnicos aprovados e, consequentemente, liberados para receber jogos do Baianão 2016, os estádios deverão atender a diversas exigências. Entre os requisitos mais importantes estão: capacidade de público, segurança, instalações em geral (higiene, banheiros e vestiários), campo de jogo, iluminação e qualidade dos gramados.




[caption id="attachment_20566" align="aligncenter" width="620"]Visando o Baianão 2016, FBF inicia vistorias nos estádios; nada mudou no José Rocha Mesmo em péssimas condições, Sales treinou a equipe no José Rocha e manteve o JEC na elite do Baiano (Foto: Robson Guedes)[/caption]


Em Jacobina a situação não mudou muito desde a reprovação do Estádio José Rocha para sediar jogos do Baianão 2015. Ainda há obras que foram iniciadas em 2014 para serem concluídas. O gramado, que de acordo com a FBF precisa ser totalmente trocado, continua o mesmo. Os novos refletores ainda não foram testados, mesmo tendo sido instalados desde o mês de janeiro. (veja matéria)




[caption id="attachment_20561" align="aligncenter" width="620"]Visando o Baianão 2016, FBF inicia vistorias nos estádios; nada mudou no José Rocha Torcedores acompanham treino do Jegue da Chapada (Foto: Robson Guedes)[/caption]


A primeira vistoria no Estádio José Rocha está prevista para o próximo domingo (19). O torcedor sabe que, assim como no início do ano, o José Rocha não tem condições de jogo e deve ser reprovado. Mas ainda haverá tempo suficiente para que as adequações sejam realizadas e a população jacobinense possa, mais uma vez, e após dois anos do acesso, ver o Jegue da Chapada jogando em seus domínios.


A Federação informou que, em caso de reprovação dos laudos, os municípios terão até 27 de novembro para a última avaliação. Esta será a data limite, pois estará a exatos dois meses do início do Baianão da 1ª Divisão.



Política e futebol


O prefeito de Jacobina, Rui Macedo diz que a prefeitura não é a responsável pela troca do gramado. Segundo Rui, por falta de verba, ele teria autorizado a Sudesb - Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia,  a interditar e trocar o gramado do Estádio José Rocha.


A medida, que havia sido solicitada pelo investidor do Jacobina Esporte Clube - Deputado Pastor Manassés,  foi também oficializada por ofício enviado pela Sudesb à Prefeitura Municipal de Jacobina no dia 26 de abril de 2015. No documento, a Sudesb pede que o prefeito de Jacobina autorize a reforma do gramado. Em resposta a Sudesb, Rui Macedo autorizou a interdição e troca do gramado, como comprova ofício enviado dia 20 de maio de 2015, para Elias Nunes Dourado, diretor geral da Sudesb.


Desde então nenhuma ação concreta foi adotada. Há apenas troca de farpas por ambas as partes, que se eximem de qualquer responsabilidade sobre o Estádio José Rocha. Rui Macedo diz que passou a responsabilidade para a Sudesb, pois, segundo ele, a prefeitura não teria verbas para as obras. Por outro lado, o deputado Pastor Manassés, que solicitou a autorização da prefeitura para que as obras fossem realizadas, não se pronunciou desde que Rui Macedo autorizou a interdição e início das obras.




[caption id="attachment_20564" align="aligncenter" width="620"]Visando o Baianão 2016, FBF inicia vistorias nos estádios; nada mudou no José Rocha Torcedor ainda tem esperança de ver o JEC jogando em casa.[/caption]


No meio do fogo cruzado, o torcedor vive novamente a incerteza em relação ao Jegue da Chapada. Teria o torcedor jacobinense forças para acompanhar o Jacobina Esporte Clube por todo o Estado da Bahia, viajando de cidade em cidade, mais de 3 mil quilômetros, como aconteceu no Baianão deste ano? Quem realmente tem interesse de ver o JEC mandando seus jogos no Estádio José Rocha? Ao que parece, apenas o torcedor sonha com esse momento.



Veja os ofícios


[gallery columns="2" link="file" size="large" ids="20574,20575"]

Jacobina Notícia

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem