O Ministério Público (MP) do Rio de Janeiro e o de São Paulo solicitaram que sejam investigadas as ofensas raciais contra Maria Júlia Coutinho, conhecida como Maju, que apresenta a previsão do tempo no “Jornal Nacional” na TV Globo.


Ministério Público abre investigação sobre racismo contra Maju, da previsão do tempo no Jornal Nacional


Em uma notícia publicada na página do programa no Facebook na noite de quinta-feira, cerca de 50 internautas escreveram mensagens ofensivas de cunho racial, mas uma grande campanha de apoio calou os preconceituosos.


Diante da repercussão, o MP do Rio, por meio da Coordenadoria de Direitos Humanos, solicitou à Promotoria de Investigação Penal que acompanhe o caso “com rigor”, junto à Delegacia de Repressão a Crimes de informática.


Em São Paulo, o promotor Christiano Jorge Santos apresentou ofício instaurando Procedimento Investigatório Criminal para apurar prática de racismo e injúria qualificada contra a apresentadora. Ele é especialista em investigações do tipo, que já levaram à “condenação de internautas racistas e neonazistas", segundo comunicado do MP. O racismo é crime imprescritível e inafiançável, e a injúria racial pode levar a pena de um a três anos de reclusão.


Ministério Público abre investigação sobre racismo contra Maju, da previsão do tempo no Jornal Nacional

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem