Uma Audiência Pública para discutir as questões que envolvem a extração de ouro e seus impactos no município de Jacobina,  acontece no auditório da ACIJA - Associação Comercial e Industrial de Jacobina, na manhã desta quarta-feira, 26, com a presença do prefeito de Jacobina, Rui Macedo, representantes da comunidade de Itapecuru, da empresa Yamana Gold e funcionários.


Audiência pública discute os impactos causados pela extração de ouro em Jacobina


Com auditório lotado, a audiência aconteceu após várias denúncias e protestos de moradores da comunidade de Itapecuru, que relatam a degradação do meio ambiente e os riscos à saúde dos moradores. Os representantes da comunidade vestiam camisas com a frase "não comemos nem bebemos ouro".


O representante da Yamana destacou que a empresa cumpre todos os requisitos e tem as licenças necessárias para a extração do mineral no município. "Temos todas as licenças ambientais", disse.


O juiz do Ministério Público, João Paulo, convocou a audiência para que todas as questões levantadas fossem discutidas.


Audiência pública discute os impactos causados pela extração de ouro em Jacobina


O receio dos cerca de 1.600 funcionários da empresa é que alguma decisão possa prejudicá-los, caso a Yamana venha a parar a extração do minério na região de Jacobina.


Vários cartazes e faixas são exibidos pelos empregados da empresa, alguns alertam para um possível fechamento da mineradora: "Se a Mina fechar, acaba Jacobina". As discussões tiveram início por volta das 9h da manhã.


O prefeito de Jacobina, Rui Macedo, foi recebido com vaias no auditório.


Fonte: Jacobina Notícias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem