Nesta segunda-feira, 5, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Jacobina - CMDPCD, realizou uma ação de sensibilização no Centro da cidade em referência ao Dia da Pessoa com Deficiência Física, comemorado no próximo dia 11.


Ação de sensibilização é realizada pela CMDPCD no Centro de Jacobina


Durante o período da manhã, as vagas mais concorridas do comércio foram ocupadas com cadeiras de rodas onde estava escrito a frase: “Volto já. É só um minutinho”, que costuma ser a principal desculpa utilizada pelas pessoas que estacionam nas vagas reservadas as pessoas com deficiência e aos idosos.


A atividade teve como objetivo possibilitar que as pessoas que não têm dificuldades de locomoção sintam como é ter seu direito desrespeitado. Quem não tem essas dificuldades não costuma perceber a importância das vagas reservadas para quem necessita delas, e mais do que uma necessidade é um direito adquiridos após anos de luta.


Durante a intervenção, observou-se várias reações dos motoristas ao se depararem com as cadeiras nas vagas, alguns inclusive demonstrando grande insatisfação. Por outro lado, também presenciamos a curiosidade dos pedestres, parabenizando e incentivando a nossa atitude.


A ação foi idealizada a partir de experiências semelhantes realizadas em outras cidades do Brasil e que possibilitaram reflexão a cerca dos direitos das pessoas com deficiência.


Lembrando que, estacionar em local em desacordo com a sinalização é uma infração de trânsito, com punição de multa e pontos na carteira.


Por fim, percebe-se o quanto é importante colocar-se no lugar do outro, antes de executar comportamentos que ferem o seu direito.


#jávoltoésóumminutinho
#sóumminutinho
#sensibilização
#empatia
#ação
#CMDPCD


[gallery columns="2" size="medium" link="file" ids="26224,26225"]

Há exatamente um ano, o Rota 324 fez uma matéria falando sobre a dificuldade de acessibilidade nos passeios do Centro de Jacobina. Na oportunidade, mostramos as faixas de pedestres que em sua maioria, não possuem rampas. Até hoje não foram colocadas.


Fonte: Rota 324

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem