Em virtude da declaração atribuída à médica Mariana Miranda, através da rede social Facebook, no último dia 04 de outubro, referindo-se a paciente do Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho (HMATS), de Jacobina-BA, que foi transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, supostamente apenas para a realização de uma sutura, informamos que, além da falta de Ética Profissional, a referida médica omitiu informações.


Direção do HMATS rebate crítica de médica do HGE e esclarece situação do paciente transferido


Esclarecemos que o paciente citado apresentava quadro de Traumatismo Craniano (TCE), caracterizando quadro clínico que o colocava em eminente risco de morte, e que tal estado exige a realização de Tomografia Axial de Crânio e a avaliação de uma equipe de neurocirurgia. Ressaltamos que esses procedimentos ainda não são realizados em Jacobina.


A tal "sutura" relatada pela profissional acaba sendo de avaliação e preocupação secundária, seguindo os princípios do Advanced Trauma Life Suport (ATLS). Na literatura médica existe a descrição da "cicatrização por segunda intenção", o que não modifica o prognóstico da patologia referida.


Por oportuno, esclarecemos que a paciente encontra-se ainda no HGE para tratamento. Convém perguntar: será que o procedimento necessário era de fato apenas a tal sutura? Qual o motivo de a referida paciente ainda não ter sido liberada daquela unidade hospitalar?


É triste presenciar politicagem tão barata e destruidora de todos os preceitos da Ética - pessoal e profissional.


O HMATS espera que o Conselho Federal de Medicina adote as medidas cabíveis para fatos tão lamentáveis quanto o perpetrado pela médica em questão.


Direção do HMATS



Veja o comentário da médica:


Direção do HMATS rebate crítica de médica do HGE e esclarece situação do paciente transferido


Jacobina Notícias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem