Bahia registra mais de 2 mil novos casos de câncer de mama por anoO Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que sejam diagnosticados mais de 57 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, com 10,5 mil no Nordeste e 2.560 na Bahia.


No Estado, em 2010, a taxa de mortalidade era de quase 16 para cada 100 mil mulheres entre 30 e 69 anos por conta da doença, quando a média era de 16,8 para o Nordeste, como mostram os mais recentes dados da Síntese de Indicadores Sociais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


A oncologista do Instituto de Oncologia AMO/Hospital da Bahia, Vanessa Dybal, explica que alguns fatores de risco favorecem o aparecimento da doença, como exposição excessiva a hormônios femininos, tabagismo, falta de atividade física e obesidade. “Menos de 10% dos tumores malignos da mama são de causa hereditária ou genética e, em relação a fatores alimentares, não foi comprovadamente relacionado como fator causal da doença, acrescenta.


Mesmo com menor número de casos hereditários, a oncologista alerta para a importância de mulheres com histórico familiar extenso de cânceres em geral serem avaliadas por um geneticista. “A síndrome mais conhecida de câncer de mama hereditário é a das mutações do gene BRCA. A suspeita para a existência deste tipo de mutação acontece na presença de alguns critérios como dois familiares em 1º grau com câncer de mama, um dos quais com diagnóstico antes dos 50 anos, e a combinação de três ou mais familiares de 1º ou 2º graus com câncer de mama, independentemente da idade ao diagnóstico”, aponta.


O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo duro e, em regra, indolor, embora a oncologista cite outros que sinalizem a necessidade de se buscar um mastologista como, por exemplo, a retração da pele ou a não movimentação de determinada parte da mama ao se elevar os braços, vermelhidão ou inchaço da mama que não melhoram após tratamento de causas infecciosas e saída de secreção ou feridas nos mamilos.



Outubro Rosa


Em referência a campanha mundial de combate ao câncer de mama, denominada de Outubro Rosa, o Hospital da Bahia, através do seu Instituto de Oncologia, vai promover um bate-papo entre a comunidade, médicos e profissionais da saúde no dia 17 de outubro, a partir das 8 horas, na Praça Aquarius, na Pituba.


O evento contará com stands que oferecerão serviços gratuitos de aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações nutricionais. O público ainda terá acesso a mamógrafo móvel e a mamamiga, método didático usado para auxiliar no diagnóstico do câncer de mama em sua fase inicial. A mamamiga tem como principal objetivo estimular a prática do autoexame de mamas.


Aratu Online

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem