Observar a lua e as estrelas por meio de telescópios foi a ação realizada pela primeira vez por muitos dos que participaram do primeiro dia das atividades da IV Semana de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Jacobina.


Telescópios e planetário são destaques em evento do IFBA em Jacobina


Esse foi o caso do estudante de agroecologia do Instituto Federal de Alagoas (Ifal),  Anderson Moraes, que aproveitou os equipamentos para observar os astros. "Gosto tanto de astronomia que já fui a congresso sobre o tema mesmo sem contar como horas de atividade extracurricular para o meu curso", contou Anderson.


Além dos telescópios, o público também pôde conferir o funcionamento de um planetário, que exibiu imagens do universo, explicando a origem da vida e as perspectivas científicas diante das novas descobertas astronômicas das últimas décadas.


Telescópios e planetário são destaques em evento do IFBA em Jacobina


Após a sessão do planetário, a estudante do curso de mineração do IFBA, Larissa Dias, que entrou pela primeira vez no equipamento, contou que acredita que as pesquisas na área poderão um dia surpreender com informações mais consistentes sobre a existência de vida em outras partes do universo.


O planetário e os telescópios, que encantaram Anderson, Larissa e os outros participantes do evento do IFBA, integram o projeto de extensão "Astronomia no Recôncavo da Bahia", desenvolvido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb).


Telescópios e planetário são destaques em evento do IFBA em Jacobina


De acordo com o professor da Ufrb, Sérgio Boss, que integra o projeto, o objetivo é levar os equipamentos a locais como escolas e praças para despertar na população o gosto pela ciência.


Durante a palestra "Alfabetização científica na sociedade", que proferiu no auditório do IFBA campus Jacobina, Sérgio explicou que esse despertar vai ajudar a criar uma sociedade que "identifica problemas, se sente parte desses problemas e sabe resolvê-los. Melhorar o saneamento básico, por exemplo, poderá ajudar a diminuir custos na área de saúde", explicou.


Sérgio lembrou que nos últimos 20 anos, a humanidade observou um grande avanço científico. "Basta ver a evolução dos equipamentos eletrônicos, como os modernos smartphones, até as conquistas trazidas na área da medicina", informou.


A programação também contou com a mesa-redonda "Pesquisa, o que é isso?", com a participação do biólogo Roberto Teixeira. Ele comparou os métodos utilizados nas ciências da natureza e nas ciências humanas e explicou as origens de uma pesquisa: "Ela terá início observando um fenômeno, como é o caso das ciências da natureza, ou a partir de fontes como livros ou internet, como ocorre nas ciências humanas, por exemplo", explicou Roberto, que é professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).


Além da palestra e da mesa-redonda, o evento contou também com minicursos, oficinas e apresentação artística. A programação continuará nesta quinta-feira com a palestra "Ecoturismo e meio ambiente", que será proferida pelo representante de um grupo de ecoturismo da região Wescley Ameixa, além da mesa-redonda "Minha cidade sustentável", que reunirá membros de entidades que trabalham na área ambiental.


Jacobina Notícias, com informações do IFBA Jacobina

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem