Uma barragem de rejeitos de mineração se rompeu na tarde desta quinta-feira no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais. Moradores da região disseram que pessoas estão soterradas. De acordo com a prefeitura, uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas.


Barragem de rejeitos se rompe e cobre de lama distrito de Mariana (MG)


Em entrevista à rádio “CBN”, o comandante do Corpo de Bombeiros de Mariana, Adão Severino Júnior, afirmou que a situação é “dramática” e que o número de mortos pode passar de 40. Segundo ele, a barragem não rompeu totalmente, e por isso ainda pode se agravar. Segundo a Polícia Militar, a lama chegou a 2 metros e meio de altura e atingiu uma distância de oito quilômetros da barragem. Cerca 600 moradores vivem no distrito de Bento Rodrigues.


O comandante dos Bombeiros da região acredita que 80% do distrito esteja coberto por lama. De acordo com Adão Severino Júnior, a lama é tóxica.


— Onde passa, não nasce nem capim — disse ele.


Segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana (Metabase) informou ao site “G1”, há 45 desaparecidos. Ainda segundo o sindicato, 50 funcionários trabalhavam no local.


As equipes do Corpo de Bombeiros, agentes da Guarda Municipal e Defesa Civil Municipal foram ao local, mas estão com dificuldade de acesso por causa da lama. Técnicos da empresa responsável pela barragem, a Samarco, também estão no local, de acordo com a assessoria de imprensa da empresa.


Alguns desabrigados estão sendo encaminhados para o Centro Vocacional Tecnológico e à Arena Poliesportiva de Mariana. No entanto, a Defesa Civil Municipal não sabe informar o número de pessoas que se encontram nos dois locais.


Barragem de rejeitos se rompe e cobre de lama distrito de Mariana (MG)


De acordo com nota oficial divulgada pela prefeitura de Mariana, o rompimento da Barragem de Fundão, da Samarco Mineração, ocorreu por volta das 16h20 desta quinta-feira, atingindo parte do distrito de Bento Rodrigues, zona rural há 23 quilômetros de Mariana. A nota acrescenta que a empresa Samarco, em contato com a prefeitura, está pedindo aos moradores de Bento Rodrigues que deixem o local e sigam, imediatamente, para o distrito de Camargos, que é mais alto e seguro.


Já a empresa Samarco Mineração, responsável pela barragem, informou em nota que está “mobilizando todos os esforços para priorizar o atendimento às pessoas e a mitigação de danos ao meio ambiente”. Além disso, a empresa disse que ainda não era possível confirmar as causas e extensão do ocorrido, assim como a existência de vítimas.


De acordo com o sargento Valadares, da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Ouro Preto, que atende a região do acidente, o quartel está praticamente incomunicável com as equipes que foram deslocadas para o distrito.


— O que estamos acompanhado é o que está sendo veiculado na imprensa. Não estamos sabendo nada além disso — informou.


O Coronel Vinícius Teixeira, do Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte, experiente em casos de resgate, ressalta que o resgate na lama é um trabalho crítico e grave e requer equipamentos especiais.


— Não permite que as pessoas caminhem de forma natural, porque a lama é perigosa e pode levar os socorristas à morte. À noite, não é possível fazer nada em casos como esses. Se não tiver condição de segurança, não é justificável que coloque em risco a vida das pessoas.


Ainda segundo o coronel, o local se transforma em uma areia movediça e o peso da pessoa num solo instável é perigoso.


— A lama está na altura do telhado. Quem pisar corre grande risco de se afundar e morrer afogado nessa lama. É uma operação a longo prazo.


Ele lembra ainda que, à medida que a água escorra, a lama vai sendo sedimentada e com isso há risco que corpos não sejam encontrados.


— Se a água escoar totalmente e se o sedimento fixar no terreno não há como encontrar os corpos.


Diante da tragédia, o governo colocou as forças federais à disposição do estado de Minas Ferais para atuar no local. Na manhã desta sexta-feira, o ministro da Integração, Gilberto Occhi, viaja para Mariana onde vai acompanhar os trabalhos de resgate. A presidente Dilma Rousseff, que cumpria agenda em Alagoas, foi comunicada do rompimento da barragem antes de embarcar para Brasília no início da noite.


Os batalhões do Exército de Belo Horizonte e São João Del Rey foram mobilizados para atuar na busca de sobreviventes. Já o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), vinculado ao Ministério da Integração Nacional, também poderá atuar para evitar novos acidentes. Segundo a Casa Civil, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) também foi acionada para auxiliar nos resgate.


Em nota, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, informou que determinou que a Defesa Civil e outros órgãos competentes enviem todos os esforços para prestar os primeiros socorros e todo atendimento necessário à população do distrito, "ainda de difícil acesso em razão dos estragos causados pela inundação". Quatro helicópteros partiram para Bento Rodrigues com grupamentos do Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres (Bemad) para ajudar no resgate.


O Globo

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem