A Associação das Pessoas Com Deficiência (APCD) de Jacobina utilizou as redes sociais para reivindicar melhorias na acessibilidade nas dependências do Estádio Municipal José Rocha. Segundo a publicação, normas técnicas foram descumpridas, o que prejudica o acesso de pessoas com deficiência.


APCD de Jacobina reivindica melhorias na acessibilidade no Estádio José Rocha


Leia a íntegra da reivindicação da APCD:




A ASSOCIAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DE JACOBINA – APCD REIVINDICA PLENA ACESSIBILIDADE NOS ESTÁDIOS E RESPEITOS AS DIFERENÇAS



Domingo, dia 28/03/16, no Estádio José Rocha na partida Jacobina x Juazeirense, a nossa manifestação foi um sucesso! Alcançamos o nosso objetivo! Agradecemos o Jacobina Esporte Clube por ter levantado a nossa bandeira. Contudo, sabe-se que a nossa sociedade tem a cultura da exclusão. Mesmo com as leis, os empresários, legisladores e executivos não respeitam as ordens impostas pela legislação, fazem de conta que estão corretos e, muitas vezes, ludibriam a todos com suas promessas e propagandas.


Desta forma, recentemente, após o Jacobina Esporte Clube entrar novamente no cenário do futebol baiano, presenciamos a preocupação dos empresários e do Poder Público em deixar o Estádio apto para a prática do futebol. Gramado, portões de emergência, iluminação, vestuários, cabines de rádio e televisão foram as principais preocupações dos representantes para garantir os jogos aqui na cidade.


Entretanto, as questões de Acessibilidade foram tratadas com marginalidade, tentou-se, e houve até esforços, para que algumas providências fossem tomadas, banheiros foram reformados com o intuito de torna-los acessíveis, rampas foram construídas, para facilitar o acesso dentro do estádio. Porém, essas mudanças foram feitas sem seguir as normas da Agencia Brasileira de Normas e Técnicas - ABNT, que regula os parâmetros técnicos para construções de locais públicos e privados.


Assim sendo, percebe-se que nem só o José Rocha, mas também muitos outros estádios, do Campeonato Baiano, não estão acessíveis para as Pessoas com Deficiência. Por isso questiona-se: Como esses estádios passaram na vistoria, no que se refere a Acessibilidade? Quais os Critérios exigidos pela Federação Baiana de Futebol? Como ludibriaram as determinações? Com isso, quem sai perdendo são as Pessoas com Deficiência, que pagam seus impostos e que tem o direito ao acesso em espaços Culturais, de Esporte e Laser.


Portanto, a Associação das Pessoas com Deficiência de Jacobina foi ao Estádio chamar atenção, orientar e sensibilizar Empresários, Políticos, Atletas e Torcedores para que os Estádios sejam adequados para garantir o acesso de TODOS e TODAS. Para tanto, a entidade estará lutando para que a Lei seja, de fato, cumprida.


‪#‎ESTADIO‬ ‪#‎ACESSIBILIDADE‬ ‪#‎INCLUSAO‬ ‪#‎RESPEITO‬


Jacobina Notícias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem