A região atendida pelo sistema de abastecimento de água de Pedras Altas passará a receber água de dois mananciais a partir deste mês. A falta de chuvas baixou o nível da Barragem de Pedras Altas, que está com apenas 16% de sua capacidade total de acumulação, o que levou a Embasa a adotar a medida para distribuição de água com a mistura das águas das Barragens de Pedras Altas e São José na proporção de 50% de água de cada manancial a partir desta semana, objetivando minimizar a taxa de rebaixamento da Barragem de Pedras Altas.



A mistura das águas dos mananciais visa preservar a barragem de Pedras Altas e garantir a continuidade do abastecimento até a chegada do próximo período chuvoso. Até lá a Embasa manterá a complementação do volume distribuído com água da barragem de São José do Jacuípe. “O momento se tornou mais crítico após a frustração das previsões de chuvas desde o mês de dezembro. Embora as poucas chuvas tenham contribuído para aliviar o sofrimento no campo, a Barragem não teve reposição,” esclarece o gerente da Unidade Regional da Embasa em Senhor do Bonfim, Vinicius Araújo Sousa.



Serão atingidas por esta medida:

São José do Jacuípe: Sede, Itatiaia, Embratel, Espinheiro, Caraíbas, Várzea Dantas e Vaca Brava;
Jacobina: Alto da Bela Vista, Junco e Paraíso;
Capim Grosso: sede, Peixe, Caiçara, Melancia, Água Nova, Aroeira, Jenipapo, Curral de Pedra, Várzea do Mel, Mata do Estado e Recanto da Siriema;
Mairi: Aroeira e Bom Sucesso;
Várzea da Roça: Várzea do Meio, Campo de São João, Canudos, Capoeira do Milho, Chapada, Cruz de Almas, Jenipapo, Jibóia, Pedrinhas;
Santaluz: Algodões, Pereira, Fontinha, Maciel, Sisalândia;
Queimadas: Nova Campina e Riacho da Onça;
Quixabeira: sede, Jabuticaba, Cova dos Anjos, Alto do Capim, Várzea do Canto, Várzea dos Cágados, Baixa Grande, Mandacaru, Piloto, Campo Verde, Ramal e Várzea Dantas;
Caém: Gonçalinho e Gonçalo.


Os municípios de Santaluz, Queimadas e Jacobina já entraram em regime de racionamento desde o mês de março. A mesma medida passará a ser adotada, ainda este mês, em São José do Jacuípe, Capim Grosso, Várzea do Roça e Caém.



Recomendações

É importante que a população adote medidas de uso racional da água, evitando uso de água potável para a lavagem de carros e calçadas ou rega de plantas e jardins, sendo recomendável o reuso da água de lavagem de roupas, por exemplo.



Atendimento e orientação ao usuário

Dúvidas e orientações podem ser acessadas pelo telefone 0800 0555 195 ou nos pontos de atendimento da Embasa nos municípios.


Jacobina Notícias / Informações da Ascom Embasa

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem