O Ponto de Cultura EcoArte Itaitu, projeto da Associação de Ação Social e Preservação das Águas, Fauna e Flora da Chapada Norte (ASPAFF Chapada Norte), vem realizando no distrito de Itaitu, município de Jacobina, oficinas de Culinária Regional (com produtos da roça), Artesanato e Comunicação Linguística. Com início no mês de maio e término em setembro, a ação visa promover conhecimento e geração de emprego e renda aos participantes.



Contemplando 80 pessoas, entre jovens e adultos, as oficinas irão culminar no 1º Festival EcoArte Itaitu, que tem dentre suas atrações o 1° Festival Gastronômico de Itaitu (veja abaixo).


“A oficina de Culinária Regional agregou conhecimentos que vão enriquecer a minha mesa, fazendo com que possa me alimentar de forma correta utilizando ingredientes saudáveis e da região. Já na oficina de Artesanato percebi que tudo pode virar arte, tudo se aproveita, desde uma pedra a um galho seco de árvore, basta ter imaginação e criatividade”, disse Cleuma Carvalho.



Ana Sintia da Silva explica que a oficina de culinária possibilita transformar ingredientes comuns em receitas mais refinadas. “Chips de banana verde, massa da coxinha com a batata doce e biomassa de banana, foram algumas das receitas que aprendi e já introduzi na alimentação da minha família. Além de utilizar em casa, posso comercializar e incrementar a renda familiar”, revela.


As oficinas de Culinária Regional e Artesanato foram ministradas pela nutricionista e artesã Veranúbia Mascarenhas, contemplando 50 pessoas. Já a de Comunicação Linguística - que teve como conteúdo a elaboração de currículo, dicas de como participar de uma entrevista de emprego e linguagem corporal -, foi ministrada pela mestra em Educação e Diversidade, Inaiara Nunes, tendo como público alvo 30 estudantes entre 14 e 21 anos.


[gallery columns="1" size="large" link="file" ids="62170,62168"]

Sobre o Festival EcoArte Itaitu


Com programação gratuita, o Festival EcoArte Itaitu acontece de 29 de setembro a 1º de outubro e reúne shows musicais, espetáculos teatrais, exposições artísticas, exibições cineclubistas, culinária local e muita beleza.


Entre as atrações confirmadas estão o forrozeiro Targino Gondim, as bandas SantoSou e Urminino, Joan Sodré, Raphael Barbosa, grupos teatrais Sarau das Seis e AEC-TEA, lançamento do Web Doc "Itaitu e Tu", lançamento do livro "Offereço meu original como lembrança – Circuito social da fotografia nos sertões da Bahia (1900 – 1950)" do professor Valter de Oliveira, dentre outras que serão divulgadas nos próximos dias.


Contemplado por meio da parceria da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e Ministério da Cultura, o festival é uma das metas do Ponto de Cultura EcoArte Itaitu, iniciativa da Aspaff Chapada Norte e conta com o apoio da Prefeitura de Jacobina e comércio local.


Por EcoArte Itaitu / Fotos: Paulo Muricy

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem