Um projeto de iniciativa da Secretaria Municipal da Educação, em parceria com o SMTT - Serviço Municipal de Tráfego e Trasportes -, levou Educação para o Trânsito aos alunos do Colégio Armando Xavier, localizado no bairro do Leader, em Jacobina. Durante cinco semanas do projeto, um grupo de estudantes da rede municipal de ensino pôde se aprofundar nas problemáticas que envolvem o trânsito no âmbito nacional, estadual e municipal. Os adolescentes foram orientados sobre a violência no trânsito, os riscos que os motociclistas correm durante a condução do veículo, o objetivo da fiscalização e outras questões específicas. As competências e funções dos órgãos e entidades que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT) também foi tema das palestras no Armando Xavier.



As professoras Claudenir e Valéria coordenaram o projeto, que teve como palestrante e especialista em trânsito o Agente de Trânsito Luiz Gonzaga dos Santos Junior - responsável pela Coordenação de Fiscalização e Educação para o Trânsito do SMTT. Cada aluno escolheu um tema para elaborar uma produção textual e, em seguida, se reuniram em grupos para apresentarem um seminário com os mais variados temas relacionados ao trânsito: Imprudência, violência no trânsito, dirigir sob influência de álcool, sinalização de trânsito (verticais e horizontais), uso consciente da motocicleta e os riscos para os motociclistas, direitos e cuidados que os pedestres devem ter, dentre outros temas.



AULAS PRÁTICAS

Depois das palestras e aulas teóricas, os alunos puderam participar de aulas de campo. Eles fizeram uma visita às instalações do SMTT, onde conheceram de perto a estrutura física do órgão e descobriram um pouco sobre as questões administrativas da autarquia. Em seguida, os jovens seguiram para pontos estratégicos da cidade como a Rua Landulfo Alves, onde está instalado um controlador eletrônico de velocidade, o popular radar, onde descobriram através de simulações os procedimentos e objetivos do aparelho.



Dali, o grupo seguiu para a Praça Aníbal Augusto e Praça Rio Branco, onde também participaram de uma panfletagem em campanha pela Semana Nacional do Trânsito. Finalizando o projeto, após mais de um mês, todos os participantes receberam Certificados durante uma confraternização no Colégio Armando Xavier.



O PROJETO

Para o agente Luiz Gonzaga, projetos como este fazem toda a diferença e modificam a forma como os jovens enxergam o trânsito. "O projeto tem também como objetivo, a construção da cidadania e de cidadãos autônomos. Quando nós temos cidadãos autônomos, não há a necessidade de que, a todo tempo, estejam sendo exortados, repreendidos, cada um tem a sua consciência", explicou Gonzaga, reforçando que o projeto será estendido para outras escolas públicas do município.



"Conhecer, compreender, para obedecer. Não se obedece aquilo que não se compreende, e não se compreende aquilo que não se conhece. Então, nós levamos essa informação, esse conhecimento para as pessoas, para que, a partir deste conhecimento, elas compreendam a legislação de trânsito e, consequentemente, elas a obedeçam, depois de haverem compreendido. Toda a legislação, toda a lei de trânsito, ela tem por finalidade regulamentar a conduta de todos os participantes do trânsito, não apenas dos condutores de veículos automotores, mas também dos condutores de veículo de propulsão humana e dos pedestres", destacou o agente de trânsito.



PALESTRAS DO SMTT

Outras palestras também foram ministradas em empresas, órgãos públicos e escolas. Na ACIJA - Associação Comercial e Industrial de Jacobina -, a palestra sobre Direção Defensiva foi voltada para os funcionários da Coelba, durante a Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Já no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro, nos turnos matutino e vespertino, alcançando mais de 100 alunos, o palestrante abordou o uso consciente das motocicletas, motonetas e ciclomotores (as cinquentinhas). O agente de trânsito Luiz Gonzaga, e outros agentes palestrantes do SMTT, se colocam a disposição de empresas e escolas, públicas ou privadas.






Fonte: Jacobina Notícias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem