Cerca de 400 pessoas lotaram o auditório da Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Acija) para assistirem a palestra “Liderança para diferentes gerações”, ministrada pelo jornalista Caco Barcellos. O evento, que aconteceu na noite do sábado, 7, encerrou a Semana Sebrae de Capacitação na região.



Barcellos fez uma retrospectiva da sua trajetória de vida, de menino pobre da periferia de Porto Alegre, filho de pais analfabetos, para se tornar um dos principais jornalistas brasileiros. Ele também falou do Profissão Repórter, programa da Rede Globo, no ar há dez anos. “Acredito que o sucesso do Profissão do Repórter se dá ao fato de diferentes gerações se unirem para fazer um produto novo. Formamos uma equipe de 36 repórteres sem experiência profissional, mas com habilidades diferentes, como bom desempenho acadêmico, idioma, qualificação e conhecimento da realidade da maioria dos brasileiros”, disse.



Caco Barcellos apresentou dados que apontam para a grande desigualdade social do país e da necessidade do empresário conhecer essa realidade. “Mais da metade (52%) da população brasileira ganha entre 0,5 e 1,3 salário mínimo. Estando em qualquer profissão, precisamos conhecer a realidade da maioria dos brasileiros”, disse o jornalista, que recebeu em 2008 o Prêmio Especial das Nações Unidas como um dos cinco jornalistas que mais se destacaram nos últimos 30 anos na defesa dos direitos humanos no Brasil. Ele ainda aconselhou: “o bom empreendedor pensa sempre como agradar o cliente e o conhecimento é a principal ferramenta”.



“Fomos estimulamos em sua história a fazermos uma analogia entre as profissões e os empreendimentos. Imergir nos pilares escuta e o olhar holístico, percebendo as oportunidades em todas as esferas, onde as novas gerações, incorporadas às experiências e à busca constante pelo aprendizado e o conhecimento, farão a diferença”, destacou o gerente regional do Sebrae em Jacobina, Geronilson Ferreira.


Para o empresário do ramo de alimentos, Sérgio Cordeiro, o momento foi bastante importante para uma reflexão sobre como os empresários têm tratado os seus clientes. “O que estamos oferecendo aos nossos clientes, como estamos tratando-os? Estes são questionamentos que devemos fazer e hoje ficou ainda mais claro. Não devemos apenas pensar em comprar, vender e obter lucro. Devemos pensar e colocar em prática, no dia a dia, o nosso papel para transformarmos a sociedade em que vivemos em um lugar cada vez melhor”, disse.


Já para o advogado e consultor, Alison Fontes, a palestra chamou a atenção para que as pessoas enxerguem a importância do outro. “Essa foi a segunda vez que a minha vida encontrou com a do Caco Barcellos. A primeira foi em Brasília, na Defensoria Pública. E esse encontro só reforçou a minha convicção de que temos o mesmo propósito de ajudar as pessoas. E é isso que um empreendedor deve buscar”.



O evento contou com a participação empreendedores de diversas cidade da região, a exemplo de Ourolândia, Várzea Nova, Mundo Novo, Mairi, Caldeirão Grande, Ponto Novo, Miguel Calmon, Quixabeira, Baixa Grande, Capim Grosso, Serrolândia e Senhor do Bonfim.


A iniciativa é do Sebrae, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Acija), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jacobina e Sindicato Patronal de Jacobina e Região (Sindpat).


Agência Sebrae de Notícias / Fotos: Alex Félix

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem