[caption id="attachment_65142" align="alignleft" width="300"] Alan Barbosa Oliveira - 3º ano de eletromecânica - ficou coma medalha de prata (Foto: Divulgação/Ifba Jacobina)[/caption]

Pela primeira vez, o Campus Jacobina do Instituto Federal da Bahia (IFBA) conquistou medalha de prata, em nível nacional, na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O resultado foi alcançado pelo estudante do 3º ano do curso técnico integrado de eletromecânica Alan Barbosa. Além dele, outros cinco alunos receberam menção honrosa, primeiro passo para inscrição em Programa de Iniciação Científica Jr.


Desde 2013 nosso campus participa da competição. Até o momento, havíamos ganhado apenas medalhas de bronze e menções honrosas. Segundo o professor Ricardo Mesquita, que coordenou a 1ª fase da OBMEP no IFBA-Jacobina, a cada ano o desempenho dos jovens melhora.


“Em 2017 conseguimos um excelente desempenho, mesmo tendo sido uma concorrência maior do que em anos anteriores já que as escolas particulares também participaram. Vale ressaltar que nossos alunos não são preparados especificamente para esta prova. Os resultados demonstram o grande potencial deles e o comprometimento dos docentes de matemática em desenvolver um bom trabalho e prepará-los para os mais diversos desafios que serão encontrados na sequência de seus estudos. Temos exemplos de egressos que já foram premiados em edições anteriores e acabaram optando por cursar matemática na universidade. Além disso, os estudantes que apresentam dificuldades na disciplina se sentem mais motivados”, destaca o docente, que é mestre em matemática pura e coordenador do ensino médio do campus.



Para o jovem Alan, a conquista pode fazer o diferencial na sua profissão. “Sinto uma paixão enorme pela matemática! Essa premiação pode ser o início de um futuro de estudos mais aprofundados na área”, comenta.



Confira a lista dos premiados do IFBA - Jacobina logo abaixo:



  • Medalha de Prata: Alan Barbosa Oliveira (3º ano de eletromecânica)

  • Menções Honrosas: Kevillyn Gama Batista (2º ano de eletromecânica)

  • Adriele Miranda Lago e Igor Souza da Rocha Araújo (3º ano de eletromecânica)

  • Bruno Brito Vasconcelos Silva e Yure Pablo do Nascimento Oliveira (3º ano de informática)


Por Verusa Pinho / Mais informações no site do IFBA Jacobina

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem