Um dos maiores traficantes do estado da Bahia, acusado de vários homicídios nas cidades de Capim Grosso, Jacobina, Senhor do Bonfim e Petrolina-PE, Elder Soares de Souza, 30 anos, conhecido como Elder Rei, foi solto na última sexta-feira (27) após passar menos de 5 meses na prisão.


Sua liberdade foi concedida pelo fato de a Justiça de Capim Grosso ter demorado em fazer seu julgamento. Nesse sentido, seu advogado, o criminalistas Pedro Cordeiro, ingressou com habeas corpus, o qual o desembargador remeteu informações ao juiz de Capim Grosso que, de imediato, mandou soltar Elder Rei.


Policiais militares e rodoviários federais, que atuaram na ação que culminou na prisão de Helder, não se conformam com a decisão da Justiça em soltar o acusado. (Fonte: Bonfim Notícias)



Rei do Xadrez do Crime


Considerado uma das peças mais importantes e perigosas do Xadrez do Crime em Jacobina, Elder Rei foi preso na noite de 25 de maio desse ano, em uma operação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a CPAC (Companhia Especializada em Caatinga), da Polícia Militar. A prisão ocorreu em uma barreira na sede do Posto da PRF em Capim Grosso. Elder, que seguia para a cidade de Senhor do Bonfim em um veículo Celta de cor preta, levava embutido dentro dos bancos do veículo 7 tabletes de crack, pesando cerca de 7Kg. Segundo o acusado, à época,  ele recebeu R$ 2 mil para transportar a droga até a cidade de Petrolina-PE.



Polícia comemorou prisão


De acordo com o delegado Dr. Eduardo Brito, coordenador da 16ª Coorpin de Jacobina e idealizador do Xadrez do Crime, as peças que compõem o tabuleiro são membros de uma facção criminosa que atua em Jacobina e região. O delegado citou na época a importância da prisão do acusado. "A prisão de Elder é de suma importância para a elucidação de vários crimes de mando, tais como homicídios ocorridos em Jacobina, principalmente após ao início da briga com sua prima e inimiga Renata Pereira, que também foi autora de mando de vários crimes. A apuração da morte da própria prima foi atribuída a ele”.



Crimes


Segundo as investigações, Elder, que tinha em seu desfavor, vários mandados de prisão oriundos das cidades de Jacobina, Capim Grosso e Senhor do Bonfim, usava como rota para o tráfico entre Salvador e Juazeiro, com bases de distribuições da droga em Capim Grosso e Senhor do Bonfim.


Ainda segundo as investigações, em Jacobina, Elder montou o seu Quartel General (QG) de distribuição no bairro da Caixa D’água, com foco em outros bairros. Porém, uma briga familiar por pontos de venda de drogas com as primas, as irmãs Pereira, que tinha como líder Renata Pereira, conhecida como a Rainha do Tráfico - assassinada no dia em que deixou a prisão em Jacobina, em 7 de abril desse ano -, tornou o bairro em um dos mais sangrentos de Jacobina. Vários homicídios e duas triplas tentativas de homicídio foram atribuídos às duas facções criminosas da cidade. Várias operações policiais foram realizadas em jacobina, com apreensão de armas e drogas, tudo atribuído à briga entre a facção de Helder e rivais.


Redação Jacobina Notícias

 

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem