Durante os meses de setembro e outubro, cerca de 470 jovens alunos do nível médio do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, realizaram, dentro do Projeto 'Vida no Cárcere', aulas de campo onde visitaram as instalações do Complexo Policial de Jacobina. Além da parte física, tiraram dúvidas sobre o trabalho da Polícia Civil e da Polícia Técnica. O protejo, criado há 5 anos pelo professor Ovídio Gomes, tem por finalidade, dentro das disciplinas de Filosofia e Sociologia, de observar no contexto do cárcere o poder do Estado, da sociedade e da família, a fim de compreender os conceitos e sua aplicação prática.



Outro objetivo é conhecer o trabalho da Polícia Investigativa, dentre elas as funções de delegados, investigadores, escrivães e peritos. Os policiais sempre alertam os estudantes para os perigos de atos impensados, amizades não construtivas, ambientes 'insalubres' como do sistema prisional e demais pensamentos e atividades que não devem ser incorporados em suas vidas.



5º ano do Projeto 'Vida no Cárcere'


Durantes estes cinco anos de projeto capitaneado pelo professor Ovídio Gomes, em uma parceria com a 16ª Coorpin, mais de 2 mil alunos da rede Estadual de Ensino já visitaram as instalações do Complexo de Polícia de Jacobina, aprendendo como funciona todo o sistema de Segurança Pública. Sempre, ao fim da visita das turmas, eles são recepcionados pelos delegados, onde tiram dúvidas das ações inquisitórias e da função jurídica.



Segundo o delegado Dr. Eduardo Brito - Coordenador da 16ª Coorpin/Jacobina -, o projeto tem uma importância ímpar para a sociedade jacobinense, onde, na aula de campo, o jovem tem a oportunidade de saber os efeitos reais das causas da violência e do mundo do crime, em uma visão técnica e jurídica, além de poder difundir o trabalho investigativo policial. Segundo a delegada Dra. Manuela Rodrigues - titular da Depol de Jacobina -, os alunos visitantes estão em uma idade sensível de escolhas e a visita proporciona uma ajuda para que eles possam seguir o caminho do bem e multiplicar esses conhecimentos, aproximando a polícia da sociedade e da família.


Após a visita prática, os alunos desenvolvem seminários, apresentações e discussões sobre os temas apontados.



Fonte: 16ª Coorpin

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem