A cidade de Jacobina vai ganhar um presente especial neste Natal. Por meio da Jacobina Mineração e Comércio (JMC), o Instituto Yamana – responsável pelo desenvolvimento de programas de responsabilidade socioambiental da Yamana Gold– vai presentear o município com uma obra de arte. Chamada de Árvore da Vida, a escultura de ferro com iluminação de LED vai medir 6 metros de altura e ficará exposta na Praça da Matriz de Jacobina, como parte da decoração natalina da cidade. A inauguração será nesta quarta-feira (13), às 19h, antes do espetáculo Auto de Natal Yamana.



A obra de arte é baseada no conceito da Árvore da Vida, símbolo sagrado presente nas mais diversas culturas, que representa a criação, a fecundidade e a imortalidade, além da jornada do ser humano ao longo da vida e em direção ao céu. Nas raízes será representado o contexto social, oriundo da educação e das relações pessoais e familiares; no tronco e galhos, o esforço do trabalho e a postura honrada e verdadeira; nas folhas, será a representação da frutificação, que cresce em direção ao céu, ou seja, à imortalidade.


Para dar vida ao conceito, o Teatro de Tábuas – companhia de arte que experimenta e desenvolve processos criativos com diversas linguagens artísticas – criou uma estrutura formada por tubos em aço carbono, que se inicia nas raízes em contato com o solo, e se juntam para formar um tronco maciço e soldado. Continuando a subir, os tubos se separam novamente na copa r abrem espaço para abrigar as folhas. Para dar segurança total ao projeto, parafusos metálicos garantem uma conexão sólida entre os tubos da raiz, tronco e folhas.



Para coroar o conjunto, as folhas da copa foram confeccionadas em metal galvanizado e presas aos galhos por barras em aço. A leveza e movimento do projeto são garantidas pelas molas metálicas, paralelas às barras, que ao mesmo tempo em que reforçam cada folha, dão movimento ao conjunto, fazendo com que as folhas respondam ao vento, se movimentando de forma controlada e reproduzindo a dança dos galhos presentes nas árvores da natureza.


“É muito gratificante para nós poder deixar uma marca positiva no município de Jacobina, não só com nossa operação, mas com uma obra de arte tão representativa. A escultura foi pensada com todo cuidado para se integrar à cidade e ser uma parte que se destaque na decoração natalina de Jacobina”, revela Sandro Magalhães, gerente geral da Jacobina Mineração.



Sobre o Instituto Yamana


Criado em 2012, o Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental tem como objetivo principal promover o desenvolvimento nas regiões onde atua por meio de iniciativas educacionais, sociais, ambientais e culturais, contribuindo para o desenvolvimento local por meio de ações, projetos e programas específicos, respeitando a diversidade cultural e características locais.


O Instituto Yamana é o responsável pela gestão e desenvolvimento dos programas de responsabilidade socioambiental da companhia e o faz por meio de parcerias com instituições para estimular pesquisas, incentivando ainda o conceito de voluntariado, a ética, cidadania e a democracia.



Sobre o Teatro de Tábuas


O Teatro de Tábuas é uma companhia de arte e entretenimento que investiga, cria, experimenta e desenvolve processos criativos com diversas linguagens artísticas. O grupo é especialista em criar estruturas itinerantes únicas e surpreendentes.


Com sede em Campinas (SP), possui 50 colaboradores diretos e indiretos envolvidos na gestão e produção dos conteúdos e uma área de 4.000 m², com salas de ensaio, laboratórios de figurino, cenário, informática, iluminação, som e imagem, produção e comunicação, além de um pequeno cinema, administração e áreas de convivência.


Ascom Yamana Gold / Foto: Jacobina Notícias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem