Inspirada no grupo Empreendedoras de Salto Alto, da cidade de Barão de Cocais, Minas Gerais, a jurista e empreendedora Anessa Pinheiro resolveu replicar a ideia em Jacobina, Centro Norte baiano, cidade onde reside desde julho de 2016. Criado em agosto deste ano, o grupo local conta com cerca de 100 participantes e tem o objetivo de apoiar o empreendedorismo feminino, divulgar produtos e serviços e fomentar a união das participantes.



As empreendedoras participam de um grupo no WhatsApp onde apresentam e vendem seus produtos, além de firmarem parcerias. Nos encontros presenciais são apresentados novos serviços e acontece ainda a troca e comercialização de produtos.


Em novembro, o Sebrae realizou a palestra “Aprenda como funciona o MEI”, que foi ministrada especialmente para o grupo. A técnica da entidade, Andreza de Andrade, apresentou direitos, deveres e benefícios da formalização como Microempreender Individual (MEI).


Neide Vieira, diretora da Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Acija) e participante do grupo, explica que o Empreendedora de Salto Alto vai além de uma rede de compra e vendas de produtos. “Já buscamos o Sebrae, Acija e a Câmara de Dirigentes Lojistas e vamos oferecer às participantes conhecimento, para que elas possam montar as suas estratégias de compra e venda, planos de ação e trabalhar para o desenvolvimentos dos seus negócios”, garante.


“Em tão pouco tempo muitas parcerias já foram firmadas. Hoje, dentro do grupo, conseguimos montar um evento completo, temos a empreendedora que faz bolos, a que faz doce, salgados, até a que decora. Vários outros segmentos estão contemplados, como é o caso da educação, seguros, vestuários, beleza, dentre outros”, revela Ana Pinho, empresária e participante do grupo.


Nessa quinta-feira, 21, o grupo se encontrou para um confraternização, com troca de presentes adquiridos das próprias empreendedoras, e aproveitaram para tratar das metas para o próximo ano, com capacitações e realização de feirinha aberta ao público.


Agência Sebrae de Notícias Bahia / Foto: Jacobina Notícias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem