Em entrevista concedida à Rádio Jacobina FM, durante o Programa Blitz Total 1ª Edição, na última quarta-feira (10), o Sr. Cicero Monteiro - Chefe de Gabinete do Governador do Estado da Bahia - Rui Costa, fez afirmativas de que a Secretaria de Saúde da Bahia, estaria concluindo nos próximos 15 dias um levantamento indicando a operacionalização do Hospital Regional Vicentina Gourlart, e o Hospital Municipal Antonio Teixeira Sobrinho, trabalho este que está sendo feito pelos governos municipal e estadual.



A reabertura do Hospital Regional é um compromisso firmado pelo prefeito Luciano Pinheiro, que será cumprido sem nenhuma dúvida. E como forma de um pedido muito especial em praça pública ao governador Rui Costa, na última visita à Jacobina, em 21 de Setembro de 2017, Luciano enfatizou a necessidade e imprescindibilidade da junção das forças e o esquecimento de bandeiras políticas, logo tendo a concordância do governador que demonstrou pensar da mesma forma republicana.


O Secretário de Saúde do Estado, Fábio Villas Boas, quando da sua visita ao Hospital Regional Vicentina Goulart, em 16 de outubro de 2017, teve reafirmado esse pedido de junção de forças pelo prefeito Luciano, para ver o quanto antes realizado o seu anseio de ver em pleno funcionamento aquela unidade de saúde.



Reconhecemos que já se passaram 12 meses, fizemos juntamente com a AJA uma tentativa de funcionamento, reiniciando as atividades no dia 01/01/2016, conforme prometido pelo prefeito, mas infelizmente independente da vontade do Município e AJA os serviços disponibilizados não continuaram em sua plenitude.


Uma coisa é certa, o hospital voltará a funcionar, e o município não medirá esforços para tanto, e isso vem sendo trabalhado internamente pela equipe do prefeito.


No ano de 2017, levamos naquela Unidade algumas Instituições interessadas, porém as negociações não avançaram. Hoje, pelo tempo que já se passou do mandato do Prefeito, temos a plena certeza que já se ultrapassou o limite dessa fase preambular de busca de soluções, fase essa caracterizada pela informalidade nas tratativas entre o Município e a AJA, sendo agora tempo de avançar com elementos mais concretos e favoráveis a evolução da resolução da situação da AJA e reabertura da Unidade.


Nesta quinta feira, (11) o Município estará protocolando um Ofício à AJA, com um pedido de levantamento atualizado de informações documentais, fiscais, jurídicas e tributárias em nome da pessoa jurídica responsável pelo Hospital Regional Vicentina Goulart.


Estamos felizes, com a sinalização e avanços dos trabalhos desde o primeiro momento da parceria por parte da pessoa do governador Rui Costa em atender o apelo do prefeito Luciano, no sentindo de juntar as forças do Município, do Estado e da AJA.


Já houve uma reunião em Jacobina com representantes do Município, do Estado e da AJA, sendo na oportunidade realizado um trabalho de estudo das informações, e identificação dos dados da rede de Saúde do Município e região, com discussão das possibilidades de instalação de serviços para as duas Unidades.


Desde o dia 09/01/2018 já temos uma nova reunião agendada na SESAB para o dia 15/01/2018, próxima terça-feira, onde mais uma vez serão discutidos os levantamentos feitos tanto pelo Município  quanto pelo Estado, para enfim termos uma proposta de consenso.


A proposta do Município é de tornar os dois hospitais em referências distintas, com a ampliação da rede de atendimento para a prestação de serviços especializados de saúde, com o oferecimento pelo Estado de serviços complementares que inclusive o Município de Jacobina e região ainda não possuem, a exemplo de cirurgias ortopédicas, grandes cirurgias, instalação de um tomógrafo, etc.


Por Mariana Rocha Valois / Secretária Municipal da Saúde

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem