A Jacobina Mineração e Comércio (JMC), uma das unidades da Yamana Gold no Brasil, é uma das empresas vencedoras da 20ª edição do Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira, da Revista Minérios & Minerales. A premiação, realizada anualmente, tem o objetivo de divulgar as melhores tecnologias, processos e conceitos aplicados em mineradoras de todo o país. A solenidade deste ano vai ocorrer no próximo dia 15, em Belo Horizonte (MG), durante o workshop “Redução de custos na Mina e na planta”, marcado para 15 e 16 de maio.

São diversas as categorias de premiação, como Lavra, Processo, Manutenção, Gestão, Relação com a Comunidade, Meio Ambiente, Segurança, Metalurgia, Gestão, Economia de Água, Economia de Energia e Geologia. Dois projetos Seis Sigma da JMC foram premiados: Redução do Consumo Específico de Bolas, na categoria Operações, e Redução do Consumo de Água Nova, na categoria Meio Ambiente e Sustentabilidade. “Para a JMC, é muito importante a participação neste tipo de evento. Isso demonstra que estamos no caminho certo para a obtenção de máxima eficiência nos nossos processos”, destaca o gerente de serviços técnicos, Edvaldo Alves Amaral da JMC.

O projeto “Redução do Consumo Específico de Bolas” foi feito utilizando a metodologia Lean Six Sigma. Nele, foram avaliadas as causas de geração de maior consumo de bolas e tomadas ações de redução de consumo como treinamento e capacitação da equipe, mudança de fornecedor e maior controle de processo. Como resultado, o trabalho gerou uma redução de 0,90 kg/t para 0,78 kg/t e economia de R$ 466.232,00.

Já o projeto “Redução do Consumo de Água Nova”, também realizado com a metodologia Lean Six Sigma, teve a parceria das áreas de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Comunidades (SSMAC), Planta, Mina e Laboratório e utilizou a ferramenta FTA para verificar as maiores causas de alto consumo hídrico da unidade. Entre ações principais, foram realizadas a recirculação de efluente com adutora Canavieiras-Shaft e tanques das pachucas na planta; redução do número de eluições; Diálogos Diários de Segurança (DDS) coletivo sobre consumo e escassez de água; manutenção e treinamento em medidores de vazão; entre outras ações. Como resultado, foi verificada redução de 56% do consumo de água nova na unidade em comparação à média de 2016 e uma economia de R$ 63.400,00.

“Os projetos foram essenciais para o aumento de produtividade, redução da utilização de recursos naturais e redução de custos operacionais no nosso site e alguns indicadores se tornaram benchmarking no Brasil, conforme apuramos por meio de pesquisa. Estamos muito satisfeitos e engajados em buscar novas soluções para nossa empresa e para o setor de modo geral”, finaliza o gerente geral da Jacobina Mineração e Comércio, Sandro Magalhães.

Ascom JMC
Postagem Anterior Próxima Postagem