Mutirão de coleta de resíduos, plantio de mudas, palestras e exposição fotográfica. Estas foram algumas das ações promovidas pela ENGIE em alusão ao dia Mundial do Meio ambiente, comemorado no dia 05 de junho. As atividades contaram com o apoio das empresas prestadoras de serviço dos Complexos Eólicos Campo Largo e Umburanas onde mais de 700 trabalhadores participaram das ações. 

Na Escola Osvaldo Lopes, os alunos do 4º e 5º ano debateram durante uma palestra conceitos básicos e curiosidades sobre a data e aprenderam mais sobre a geração de resíduos sólidos. As atividades foram encerradas com um mutirão para coleta de resíduos nas proximidades da escola e reflexão da ação.

Os estudantes da Escola Estadual Maria Madalena também foram contemplados com uma palestra que abordou entre outros temas, a importância da vegetação para o meio ambiente e para o ser humano. Ao final, foi realizado o plantio de mudas frutíferas no pátio da escola com a implantação de um sistema alternativo de irrigação utilizando garrafa pet. Além do quesito ambiental as mudas plantadas irão enriquecer o cardápio da escola em um futuro próximo. Na Escola Jeovando Lopes, cerca de 180 alunos participaram das atividades que incluíram palestra sobre a importância de boas práticas para meio ambiente e coleta seletiva na escola e nas praças da cidade de Umburanas.


Na comunidade de Rodoleiro, foi realizada a primeira etapa da recuperação nascente da comunidade, um lugar que tem a identidade local e é chamada de “Fonte de Rodoleiro” pelos moradores. Nesta primeira ação, foram semeadas espécies de plantas fixadoras de nitrogênio, mas o projeto terá continuidade com plantio de arvores nativas, recolhimento de resíduos, cercamento, implantação de placas de identificação e orientação, até que a nascente esteja recuperada e protegida.

Outras ações se estendem nos complexos, onde os profissionais de meio ambiente continuam levando por meio de palestras semanais, o conhecimento dos trabalhos desenvolvidos. 

"Essas ações são fundamentais para demonstrar todo o trabalho que a empresa faz para garantir o menor impacto para a construção do empreendimento, além disso trazem aproximação de todos e levam a reflexão dos trabalhadores e comunidades sobre a necessidade do despertar a consciência das ações que desenvolvemos" destacou o gerente da obra, Murilo Boselli.


Ascom Engie
Postagem Anterior Próxima Postagem