A Exposição de Pinturas de Almaques Gonçalves, que é natural de Jacobina, acontece entre os dias 06 e 10 de julho, no Solar das Artes Pousada-Salvador, na Rua das Laranjeiras, 34, Pelourinho, em Salvador. A exposição traz obras de três momentos de sua produção: O primeiro, da fase impressionista, quando pintava a óleo. O segundo, já em acrílico, da série As Passantes, retrata o centro histórico de Salvador, com seus personagens, ícones, grafites e pixe. 

A terceira, Verger Revisitado, um ReVerger, cria um diálogo entre o passado e o presente, relê fotos de Pierre Verger, adicionando nas telas elementos do meio urbano contemporâneo, como grafites, pixe e tags, que marcam artística ou simbolicamente as ruas do centro da cidade, além de fazer referências a artistas baianos, invocando assim nessas obras a a presença de Carybé, Calazans Neto, Floriano Teixeira e outros. 

Nas duas últimas séries, Almaques Gonçalves nos leva a ver como icônicas cenas de grandes centros urbanos que passam despercebidas, com sua beleza e delicadeza em cores e gestos.
Postagem Anterior Próxima Postagem