Morreu na noite deste sábado, 16, por volta das 22h50, o construtor de trios elétricos Orlando Tapajós, 85 anos. Ele, que é um dos maiores nomes do Carnaval da Bahia, estava internado no Hospital Teresa de Lisieux, em Salvador, desde o último dia 11, quando sofreu um infarto.

O velório será realizado neste domingo, 17, mas o local e o horário ainda não foram divulgados pela família. O sepultamento deve ocorrer nesta segunda, 16.

Em nota, o prefeito ACM Neto lamentou a morte de Tapajós: "Que Deus dê conforto aos músicos, artistas, amigos e, principalmente, aos familiares de Orlando Tapajós". 

Ele destacou também que "o Carnaval da Bahia e as festas populares de todo o Brasil ganharam uma nova dimensão com os trios elétricos e Orlando Tapajós foi um dos grandes responsáveis por esta transformação". 

Trajetória 

Orlando Campos de Souza, conhecido como Orlando Tapajós, desfilou pela primeira vez no Carnaval de Periperi, no subúrbio de Salvador, em 1956. Seis anos depois, criou a primeira carroceria metálica e independente da estrutura do caminhão. 

Em 1972, depois de construir vários trios, ele inventou o mais famoso deles, a Caetanave. Todos os trios que criava, Orlando batizava. Sabia que chamaria aquela criação de "nave". 

A ideia do nome completo foi inspirada por Caetano Veloso, que acabara de voltar do exílio em Londres (Inglaterra). A Caetanave foi para as ruas naquele ano e a homenagem emocionou Caetano, que desfilou no trio com uma tripulação de peso: Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia. 

Em 2016, Orlando ganhou um circuito no Carnaval de Salvador, de Ondina à Barra. No ano anterior, foi homenageado da festa de Momo da capital baiana.

Fonte: A Tarde
Postagem Anterior Próxima Postagem