Header Ads

Cientistas confirmam teoria da relatividade de Einstein


A Teoria da Relatividade elaborada pelo físico Albert Einstein foi testada e confirmada no campo gravitacional mais extremo da Via Láctea, o buraco negro supermassivo Sagittarius A*. O experimento foi possível graças a uma estrela que orbita em torno dele, a S2, localizada no centro da nossa galáxia. O estudo foi publicado nesta quinta-feira (26) na Astronomy & Astrophysics.

“Esta foi a segunda vez que observamos uma passagem próxima da S2 em torno do buraco negro no nosso centro galáctico. Mas, desta vez, muito por causa dos melhores instrumentos, fomos capazes de observar a estrela com resolução nunca antes vista. Nos preparamos intensamente para este evento durante vários anos porque queríamos tirar o máximo partido dessa oportunidade única para observar a relatividade em efeito”, contou ao Science Alert o astrofísico Reinhard Genzel.


A teoria geral da relatividade, formulada pelo físico alemão há 100 anos, revelou que a gravidade é o resultado da curvatura espaço-tempo, criada pela presença de massa e energia. O comportamento da estrela diante do buraco negro confirmou a teoria.

É possível constatar no vídeo acima que o efeito gravitacional do buraco negro é tão forte que acelera a estrela a uma velocidade de cerca de 25 milhões de quilômetros por hora, quase 3% da velocidade da luz.

Com informações do Notícias ao Minuto

Comentários:

ATENÇÃO: Cada comentário representa a opinião pessoal do leitor. O Jacobina Notícias respeita totalmente seu direito fundamental à liberdade de expressão, sinta-se a vontade. No entanto, comentários ofensivos ou com xingamentos podem ser removidos sem aviso prévio.
Tecnologia do Blogger.